A comunidade da Universidade Federal de Sergipe sofreu hoje a perda para a covid-19 de uma reconhecida acadêmica. Morreu no final da manhã Vera Lucia Novaes Provinciali, 72 anos, professora aposentada do Departamento de Administração.
Ela estava internada no Hospital do Coração desde do dia 15 deste mês e já tinha tomado a primeira dose da vacina contra a covid-19. O corpo seria cremado ainda hoje no Crematório Vila da Paz, em Itaporanga d’Ajuda.
Natural de São Carlos (SP), professora Vera Provinciali era graduada em Administração e Sociologia e tinha mestrado em Sociologia pela Iowa State University. Possuía experiência na área de Administração, com ênfase em comportamento organizacional e turismo, atuando principalmente nas áreas do turismo, artesanato, recursos humanos, clima organizacional, qualidade em serviços e pesquisa.
Ela ingressou na UFS em 1979 e em abril de 1992 chegou ao Departamento de Administração da UFS, da qual se desligou oficialmente em agosto de 2014, quando se aposentou. Foi Diretora do Departamento de Administração Acadêmica (DAA), conselheira do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe), além de ter atuado no Centro de Educação a Distância (Cesad).
Os colegas do Departamento de Administração publicaram uma nota de pesar em homenagem à professora Vera Lucia Novaes Provinciali, destacando “o legado acadêmico que fez dela uma pessoa inesquecível”. Ela deixa três filhos, Roberto, Mirela e Marina, que é enfermeira do Hospital Universitário de Aracaju.
Outras mortes
Outros professores ou ex-professores da UFS que também morreram de covid-19: Jackson Lobo, 70 anos, do Departamento de Odontologia; Menilton Menezes, 68 anos, do Departamento de Física; Reginaldo Silva, 74 anos, que foi o primeiro diretor do Hospital Universitário de Aracaju; e José Augusto Machado, 73 anos, do Departamento de Engenharia Química.