Morreu em Aracaju, nesta sexta-feira (6), a vereadora Ângela Melo (PT), que em julho passado foi atingida por uma pneumonia que a deixou na UTI por longos três meses. A parlamentar recebeu alta médica na última segunda-feira (2), e estava convelecendo em sua residência. O corpo será velado, à partir das às 10h30, na sede da Câmara Municipal de Aracaju, devendo o enterro acontecer na Colina da Saudade, às 16 horas desta sexta.
Nota publicada no Instagram da vereadora afirma que “somos mesmo pequenos diante da morte. Mas podemos ser gigantes diante da vida. E é isso que Ângela Melo foi, uma gigante, todos os dias. Foi não, continuará sendo. Porque ela vive e seguirá vivendo em nossas ações e memórias. Obrigado, Ângela. Pelos ensinamentos, pela parceria, pelo respeito, por sua dedicação incansável às trabalhadoras e aos trabalhadores do mundo”.
Ângela Melo tinha tem 67 anos. Era licenciada em história e pós-graduada em Arte e Educação, mas já estava aposentada. A vereadora também já foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe (Sintese) e estava em seu primeiro mandato como vereadora de Aracaju.
Governador lamenta
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), disse ter recebido “com tristeza a notícia do falecimento da professora e vereadora por Aracaju, Ângela Melo. Aguerrida, assertiva em suas posições ideológicas, Ângela ampliou a bancada feminina na Câmara de Vereadores da capital, ajudando a fixar a mulher em espaços políticos e sociais que lhe são de direito”, escreveu.
Pelas redes sociais, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), prestar uma homenagem a vereadora ângela Melo. O pedetista escreveu que “nestes anos em que ela esteve vereadora, continuou atuante e firme com seus ideais. Por isso, é uma grande perda para a Câmara de Aracaju e para a política. Meus sentimentos aos familiares, amigos e companheiros de partido. Descanse em paz, professora”, escreveu Nogueira.
A vereadora aracajuna, professora Sônia Meire (Psol), lamentou a morte da amiga de parlamento: “Lamentamos muito sua partida. O magistério sergipano está de luto! Minha profunda solidariedade à família e amigas/os dessa grande mulher, que tinha na defesa da vida sua maior bandeira! Siga em paz, querida professora e vereadora Ângela, sua força e alegria continuarão nos auxiliando para seguir”, frisou.
Nota do PT
“O Partido dos Trabalhadores está de luto pela morte da companheira Ângela Melo.
Aposentada como professora de História, Ângela Melo, de 67 anos, iniciou a carreira política no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe (Sintese) e estava no primeiro mandato como vereadora de Aracaju.
Ângela iniciou na política sindical na década de 1980.
O estado de Sergipe perdeu uma mulher fundamental na construção da educação popular, inclusiva e transformadora.
Ângela deixa uma grande contribuição para as lutas do povo sergipano, a quem dedicou sua luta e sua vida. Seu legado estará presente no futuro das próximas gerações.
Para nós, ficam os ensinamentos que a companheira Ângela Melo nos deixou: de companheirismo, amor e força.
Nossa solidariedade, carinho, caloroso e solidário abraço neste momento de dor para toda família.
Professora Ângela, Presente!
Diretório Municipal do PT de Aracaju”.