Morreu em Aracaju, na noite dessa terça-feira (10), dona Zilda Déda Chagas, 96 anos de idade. Ela era mãe do saudoso ex-governador Marcelo Déda (PT), do desembargador aposentado Cláudio Déda, da advogada Maria do Carmo Déda, de Maria Aparecida Chagas Déda, de Celma Déda Chagas e sogra do desembargador Edson Ulisses e da vice-governadora Eliane Aquino (PT). O velório ocorre no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju, onde também acontecerá o sepultamento, agendado para às 16 horas desta quarta-feira (10).
Segundo a família, dona Zilda teve uma parada cardíaca em casa, foi reanimada, levada pelo Serviço Médico de Urgência para um hospital particular, onde teve novas paradas cardíacas e não resistiu. Pelas redes sociais, a advogada Luciana Déda comparou dona Zilda a “uma Leoa para defender sua família, uma mãe, esposa, vó e ser humano exemplar. Meu consolo é que hoje tem festa no céu, Tio Marcelo e vovô Manoel receberão a Rainha deles”, escreveu.
Eliane Aquino (PT), viúva de Marcelo Déda, afirmou que “apesar da dor de viver a partida do seu caçula e do seu companheiro de tantas décadas, seu Manoel, dona Zilda manteve a fé e a elegância, não apenas no zelo do bem vestir e se cuidar, mas sobretudo no trato com as pessoas. Gratidão por ter trazido a este mundo um dos maiores estadistas da história de Sergipe. Vá em paz dona Zilda! Seus filhos, netos e bisnetos levarão sua história adiante”, frisou.
O governador Belivaldo Chagas (PSD) lamentou a morte de sua conterrânea: “Foi com imenso pesar e consternação que recebi a notícia do falecimento de Zilda Déda Chagas. Peço a Deus em oração que conforte o coração dos parentes, amigos e pessoas próximas desta grande mulher que foi Dona Zilda, matriarca da família Déda Chagas e um verdadeiro exemplo para todos nós”.
Candidato lamenta
Muito próximo da família Déda, o candidato a governador de Sergipe, Rogério Carvalho (PT), lamentou a morte de dona Zilda e cancelou toda a agenda política da noite de terça-feira.”O sentimento de todos nós, neste momento, é de muita tristeza. Dona Zilda era uma grande mulher e marcou a nossa história. Peço a Deus que console todos os familiares, dando o consolo necessário”, afirmou o candidato do PT.
Foto: Janaína Santos