Mesas na orla para o Réveillon tem preços variados
6 de dezembro de 2019
Valor destaca parceria do governo com multinacionais
6 de dezembro de 2019
Exibir tudo

Mutirão fará diagnóstico precoce de câncer de pele

O câncer de pele mais grave é o melanoma, que tem mais risco de provocar metástase

Cinco mil dermatologistas participam, neste sábado (7), no Dia Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, do mutirão de atendimento gratuito à população para o diagnóstico precoce da doença. A iniciativa marca o início da campanha Dezembro Laranja, promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O atendimento será realizado de 9h às 15h, em todo o país, nos 130 postos espalhados em diversas cidades, que podem ser identificados no site da instituição. Em Aracaju, devem se dirigir ao Hospital Universitário de Sergipe, no bairro Cidade Nova, para se submeter ao diagnóstico precoce.

Neste ano, a 21ª Campanha Nacional do Câncer de Pele deve atender 30 mil pessoas. Há cerca de cinco anos, o mutirão entrou para o livro de recordes Guiness como a maior campanha de uma especialidade médica. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, há cerca de 180 mil novos da doença por ano. Quando descoberta no início, a chance de cura é noventa por cento.

Melanoma

Há dois tipos de câncer de pele. O mais grave é o câncer de pele melanoma, que tem mais risco de provocar metástase. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse tipo de câncer “é mais frequente em adultos brancos” e pode aparecer em qualquer parte do corpo (pele ou mucosas), na forma de manchas, pintas ou sinais. Nas pessoas de pele negra, “pode ocorrer nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés”.

Fonte e foto: Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *