O Ministério Público de Sergipe expediu ofícios à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), solicitando informações sobre a ocorrência policial que culminou com as mortes de quatro homens negros. O fato aconteceu no último dia 8, na zona norte de Aracaju. Segundo a Polícia, as vítimas teriam reagido à voz de prisão, atirando nos agentes, que revidaram, tendo o confronto resultado nas mortes dos jovens.
Os documentos encaminhados à SSP/SE pela Promotoria de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial solicitam a cópia do relatório da operação policial, os nomes dos policiais que participaram da referida operação, e que seja informado se a referida operação foi decorrente de uma decisão judicial, especificando a sua natureza e mencionando o número do processo. O MPSE solicitou urgência no envio das respostas por parte da Secretaria.
O objetivo do Ministério Público de Sergipe é esclarecer a ocorrência, apurar as informações contidas nos relatórios, com explicações sobre esses eventos letais, e adotar as providências necessárias no sentido de que a sociedade tome conhecimento de como esses fatos ocorreram.
A Promotoria de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial do MP recebeu expedientes da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara Federal e do deputado federal João Daniel (PT) cobrando esclarecimentos e providências sobre as mortes dos quatro jovens.
Fonte: Ascom/MPE