Cada vez mais no comando das despesas da casa, as mulheres são hoje predominantemente protagonistas nas finanças das famílias brasileiras, como mostra a pesquisa A Relevância das Mulheres nas Finanças Brasileiras. Entre as várias funções exercidas, além do trabalho dentro e fora do lar, elas lideram a organização com o dinheiro em geral e a regularização de pendências financeiras, como aponta o estudo realizado pelo Instituto Opinion Box, a pedido da Serasa.
O estudo, que entrevistou 475 mulheres da região Nordeste revelou que 33% das nordestinas são as únicas responsáveis financeiras da sua família. Esse cenário impõe diversos desafios para as mulheres que precisam administrar o orçamento doméstico, garantir o bem-estar dos seus dependentes e ainda lidar com as dificuldades do mercado de trabalho. Segundo a pesquisa, para conseguir manter uma boa qualidade de vida, 76% das mulheres do Nordeste já precisaram fazer algum “bico” ou trabalho informal para conseguirem complementar sua renda. Os trabalhos mais procurados são os de revendedora (37%) e serviços de limpeza (34%).
Além disso, a pesquisa apontou que 6 em cada 10 mulheres da região nordeste já precisaram recorrer a crédito ou empréstimo pelo menos uma vez em sua vida. E 75% buscaram crédito nos últimos 12 meses, principalmente para pagar dívidas básicas (luz e água).
Apesar das dificuldades, as mulheres nordestinas demonstram uma atitude positiva e proativa em relação às suas finanças. A pesquisa revelou que 86% das mulheres concordam que são protagonistas da sua vida financeira, além de estarem sempre buscando novos conhecimentos financeiros.
Fonte: Serasa