Plataforma oferece dados sobre espécies ameaçadas
17 de julho de 2022
Novo rótulo vai avisar sobre nutrientes que fazem mal
18 de julho de 2022
Exibir tudo

Nordeste bate recorde em energias eólica e solar

Sergipe tem um parque eólico com potência instalada de 34,5 MW

A energia eólica no Nordeste bateu novo recorde de geração instantânea (pico de geração), informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em 8 de julho, as turbinas eólicas produziram 14.167 megawatts (MW), o equivalente a 123,2% da demanda na região.

Esse montante é suficiente para suprir o consumo de energia de todo o Nordeste por um minuto, sobrando 23,2%. Por um minuto naquele dia, a região tornou-se exportadora de energia eólica para o restante do país.

Sergipe tem o Parque Eólico Barra dos Coqueiros, localizado entre os povoados de Jatobá e Touro, na zona rural daquele município da Grande Aracaju. Segundo a Wikipedia, o parque tem potência instalada de 34,5 MW, sendo composto de 23 aerogeradores de 100 metros de altura e pás com diâmetro de 80 m. Em 2020 foi inaugurada próximo ao parque a Usina Termoelétrica Porto de Sergipe.

Energia solar

Os dados ainda estão em fase de validação pela ONS. Além do recorde eólico, o Nordeste atingiu o recorde de geração instantânea de energia solar. Às 10h28 da última terça-feira (12), a região produziu 2.963 MW solares. Isso equivale a 27,5% da demanda de todo o subsistema Nordeste naquele minuto.

Tradicionalmente, o mês de julho no Nordeste é conhecido como safra dos ventos, com os mais fortes no litoral da região impulsionando a produção de energia eólica. Esse foi o primeiro recorde de geração instantânea de energia eólica registrado em 2022. A ONS não descarta a possibilidade de que outros recordes sejam alcançados nas próximas semanas.

Segundo a versão mais recente do Boletim Mensal de Energia, do Ministério de Minas e Energia, a participação da energia eólica na matriz energética deverá aumentar de 10,6% em 2021 para 11,9% em 2022. A participação da energia solar deverá subir de 2,5% para 3,9% na mesma comparação

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *