O Nordeste está prestes a testemunhar uma revolução em sua infraestrutura, com o início da construção de três projetos de grandes pontes. Essas estruturas não apenas conectam estados, mas também prometem transformar o turismo e a economia da região.
Tanto a futura ponte cruzando o Rio São Francisco e ligando os estados de Sergipe e Alagoas, quanto a Salvador-Itaparica e a que liga a Grande João Pessoa a Lucena são obras sonhadas há décadas. Agora, após terem superado partes burocráticas, já apontam para uma nova era para a região.
Ponte Neópolis-Penedo
A região do baixo São Francisco está prestes a ver iniciadas as obras da ponte ligando Neópolis (SE) a Penedo (AL). A obra, que será feita pelo governo do presidente Lula da Silva (PT), promete proporcionar uma transformação econômica, social e turística. Com um investimento de R$ 202 milhões, essa ponte é um antigo sonho da população local. Além de gerar empregos, a ponte impulsionará o desenvolvimento, abrindo novas oportunidades para moradores e visitantes. Desse modo, proporciona a exploração da rica cultura e natureza do baixo São Francisco.
Ponte Salvador-Itaparica
Um dos projetos mais aguardados, a Ponte Salvador-Itaparica, está cada vez mais próximo de sair do papel. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou recentemente o início das sondagens em águas rasas, marcando um avanço significativo no projeto.
A sondagem, que começará em janeiro de 2024, é crucial para a elaboração do projeto executivo da ponte, que terá cerca de 12,4 km de extensão, tornando-se a segunda maior da América Latina. A princípio, a obra terá um investimento previsto de R$ 5,4 bilhões, a ponte ligará Salvador à ilha de Itaparica, encurtando distâncias e estimulando o desenvolvimento econômico e social.
Ponte Cabedelo-Lucena
Após décadas de expectativa, a construção da ponte que conectará Cabedelo a Lucena está prestes a se tornar realidade. O Governo da Paraíba já lançou o edital de licitação até o final deste ano, trazendo esperança para a região. Associado a iniciativas de infraestrutura e à revitalização do Porto de Cabedelo, o projeto já impulsiona o setor imobiliário. Em Lucena, impulsionamento turístico e de desenvolvimento econômico será vital com essa obra.
De acordo com o governador João Azevêdo, serão duas pontes, uma com 2.200 metros e outra com 300 metros, aproximadamente, que vai ligar Santa Rita até Costinha, região da Igreja da Guia, em Lucena.
Fonte: Portal NE9 (Foto:Governo Federal)