INFORME PUBLICITÁRIO
Passados os primeiros 100 dias de gestão, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), comemora a criação de eventos permanentes, reabertura de equipamentos e reestruturação de serviços importantes para o segmento turístico. Combinadas, as iniciativas em execução criam um ambiente altamente atrativo para aqueles que desejam visitar a capital aracajuana.
Ao todo, cinco eventos permanentes foram criados. Todos eles recebem o nome de “Descubra Aracaju”, divididos nas seguintes edições: Cinelândia, Mirante da 13 de Julho, Orla do Bairro Industrial, Orla Pôr do Sol e Praça Tobias Barreto. No Mirante, o encontro se dará na primeira sexta-feira de cada mês. Todos os sábados haverá música na Orla Pôr do Sol e aos domingos será a vez da Praça Tobias Barreto.
O “Descubra Aracaju – edição Orla do Bairro Industrial” estreará excepcionalmente nesta sexta-feira, 11. A sequência se dará aos sábados, com intervalo de duas semanas entre os eventos. A segunda edição já está programada para o dia 26 de abril. Já o “Descubra Aracaju – edição Cinelândia” acontecerá uma vez por semestre, com a primeira realização programada para o dia 19 de abril.
Em todos os eventos, haverá shows musicais, apresentações culturais, feiras gastronômicas e de artesanatos, além de, em alguns casos, exposições artísticas. O público pode levar cooler com bebidas, cadeiras ou banquinhos e curtir momentos inesquecíveis ao lado da família e dos amigos.
A sergipana Marluce Cardoso já está morando no Rio de Janeiro há bastante tempo. Em visita a sua terra natal, teve o prazer de participar do “Descubra Aracaju – Orla Pôr do Sol” e aprovou a iniciativa. “Eu fico impressionada com Aracaju, tem tantas belezas que a gente pode aproveitar muito. Eu tenho fé que agora a gente vai para frente, com tantas feiras e tantos eventos”, disse a aposentada.
Reabertura do Mirante
Depois de um longo período desativado, o Mirante do Bairro 13 de Julho foi reaberto para o público. Além da vista proporcionada aos visitantes, o espaço também funcionará como um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), responsável por acolher e dar orientação a todos que estão de passagem por Aracaju. A Setur terá uma equipe atuando no local para a realização desse serviço.
O arquiteto e artista plástico Lucas Lemos visitou o Mirante no dia em que estava sendo realizado o “Descubra Aracaju” e falou sobre a experiência. “Eu enquanto arquiteto fico muito feliz de ver esse movimento sendo propagado, porque faz com que a gente rememore algo que já existe dentro da cidade e que a gente dê uma funcionalidade a ele. Então, parabéns pela iniciativa”, afirmou.
Centros de Atendimento ao Turista
O CAT do Mirante da 13 de Julho está funcionando de segunda a sábado, das 8h às 12h e de 13h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h. A Setur também ampliou o funcionamento de outros dois Centros de Atendimento ao Turista: Mercado e Orla Pôr do Sol. Eles estão abertos de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h.
Está no planejamento colocar também em funcionamento os CATs do Arcos da Orla de Atalaia e do Centro de Artesanato Chica Chaves, na Orla do Bairro Industrial. Estes equipamentos cumprem papel muito importante para o acolhimento àqueles que visitam Aracaju. É um trabalho que visa qualificar a experiência turística.
Aniversário de Aracaju
As ações voltadas ao Aniversário de 170 anos da capital foram um espetáculo à parte. Em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE), pela primeira vez, foi realizado o “Farol de Histórias”. O Farol da Farolândia tornou-se palco para muita cultura, gastronomia, empreendedorismo e música.
Por falar em música, entre os shows realizados na Orla de Atalaia, Raça Negra e Nona subiram ao palco graças a uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, Sesc, Senac e o Ministério do Turismo.
Ao longo de todos o mês de março, sempre às sextas-feiras, em parceria com o Projeto Estrelas do Mar, foram realizadas ações com a oferta de banho assistido para pessoas com deficiência. A ideia deu tão certo que a expectativa é de torna-la permanente.
Outra atividade que se estendeu por todo o mês foi o “Tour Pedagógico” com alunos da rede municipal de educação. Em roteiro turístico pelo centro, o grupo visitou pontos que marcam a história da cidade. Também há intenção de dar continuidade à iniciativa ao longo do ano.
No dia 17 de março, data do Aniversário de Aracaju, foi realizado um “Live Paint”, em português “pintura ao vivo”, na Praça Fausto Cardoso. O público teve a oportunidade de participar da confecção de um quadro em homenagem à história e cultura aracajuana. A atividade foi comandada pelo talentoso e reconhecido pintor sergipano Ednaldo Nogueira. Enquanto era observado pelas pessoas, o artista pintava uma tela que ressaltava as belezas e peculiaridades de Aracaju.
O 1º Circuito Gastronômico de Aracaju deu o que falar. No mês em que Aracaju completou 170 anos, 32 restaurantes incluíram em seus cardápios um prato exclusivo que exalta os sabores autênticos locais. A ideia foi proporcionar uma verdadeira imersão gastronômica à culinária aracajuana. A ação ganhou repercussão televisiva nacional.
Nova Identidade Visual e Mudança nas Redes Sociais
Entre as metas estabelecidas para os primeiros 100 dias, esteve a criação de uma nova identidade visual para os perfis nas redes sociais da Setur e do Descubra Aracaju, plataforma utilizada como ponto focal da divulgação da capital como destino turístico. Os objetivos iniciais foram cumpridos e já é possível colher alguns frutos.
“A nova linha criativa foi pensada com o objetivo de transmitir a essência cultural e turística de Aracaju, utilizando elementos gráficos que dialogam diretamente com a identidade sergipana. Cada símbolo presente reforça a conexão com a cidade e suas tradições. Além disso, a nova identidade visual traz o slogan ‘De braços abertos para você’”, disse Ian Silva, designer da Setur Aracaju.
Os números impressionam. No período, o Descubra Aracaju ganhou mais de 4 mil seguidores, ultrapassando 11 mil, no total. O perfil da Setur ganhou mais 5 mil novos adeptos, totalizando quase 9 mil. Os vídeos publicados no reels já passaram de dois milhões de visualizações orgânicas. Apenas em um dos conteúdos foi reproduzido quase um milhão de vezes.
“Foi um trabalho praticamente iniciado do zero. Encontramos perfis que não eram alimentados com regularidade. Em pouco tempo, foi possível organizar tudo e definir um padrão de publicações. O público tem aprovado os conteúdos, os números mostram isso. Nossa equipe está apenas começando. Acredito que ainda teremos muitas surpresas boas”, explicou Juliana Dias, diretora de Marketing da Setur Aracaju.
Feiras e Eventos de Promoção
Pela primeira vez, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), esteve presente no Workshop Masterop Travel (WMT), um dos maiores eventos do trade turístico no Brasil. A feira foi realizada em Maceió/AL, entre os dias 27 e 29 de março.
Cerca de 600 agentes de viagens participam do evento. Pensando nisso, um stand para divulgação de Aracaju como destino turístico foi montado no local. O espaço montado pela Setur foi um dos maiores e mais atrativos do evento. Quem visita o espaço tem acesso a apresentações de forró e recitação de cordel, além de brindes e degustação de iguarias genuinamente aracajuanas.
Na capital, a Secretaria participou ainda de outros dois eventos importantes: a ExpoAju Móveis 2025, principal feira de móveis do Nordeste, realizada de 12 a 14 de março, e a AquiPesc Brasil, maior da região no segmento, promovida entre os dias 27 e 29 de março. Em todas as oportunidades, Aracaju foi divulgada como destino turístico para aqueles que participavam das atividades.
Aracaju no Mapa do Turismo
A Secretaria Municipal do Turismo atualizou o cadastro de Aracaju no Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento vinculado ao Ministério do Turismo (MTur). Como resultado da atualização, a capital sergipana foi certificada como Município Turístico.
Para o MTur, a categoria de Município Turístico se refere aos territórios que dão identidade à região, concentram o maior fluxo de turistas e detêm os principais atrativos e serviços turísticos em relação aos municípios circunvizinhos. Além do município de Aracaju, o Conselho Municipal de Turismo de Aracaju (Comtur) também recebeu a certificação.
É por meio da participação do município no Mapa do Turismo Brasileiro que Aracaju pode produzir ações em parceria com o Ministério do Turismo, tais como: qualificação profissional para o turismo; participação em programas e projetos em esfera federal; acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais; e apoio em promoção e participação em eventos para divulgação do destino turístico.
“É apenas o início de nosso trabalho e já é possível notar muitos resultados incríveis. Tudo isso só é possível graças à qualificação de nossa gestão. Tivemos uma preocupação especial com a formação de nossa equipe. Todos os escolhidos são conhecedores da área em que atuam. Seguiremos empenhados em nossas funções. A nova Aracaju já está sendo construída e vem muito mais por aí”, assegurou o secretário Municipal do Turismo