O professor Valter Joviniano de Santana Filho será empossado, nesta segunda-feira (22) como reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para um mandato de quatro anos. Ele foi nomeado para o cargo na última quarta-feira (17), através de decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A solenidade de posse está marcada para às 11h, na sede do Ministério da Educação, em Brasília.
Valter de Santana viajou sozinho, neste domingo (21), e retornará na tarde de terça-feira (23). A transmissão do cargo acontecerá às 15 horas da próxima quarta-feira (24), no gabinete do reitor. “Será um ato simples, porque não há motivos para festa, diante de tudo o que está acontecendo, e também para evitar aglomeração”, disse o novo reitor.
“Trata-se de um momento difícil, em que a universidade busca sua normalidade diante de um ano atípico por conta da pandemia. Queremos retomar e avançar em todas as atividades para ofertar um ensino de qualidade, com aproximação da sociedade”, ressaltou. Valter Joviniano de Santana Filho vai substituir a interventora federal Liliádia Barreto, que desde 23 de novembro de 2020 administra a UFS de forma ditatorial, pois nomeada de cima pra baixo sem a concordância da comunidade universitária.
Currículo
Professor associado do Departamento de Fisioterapia, Valter Santana trabalhou na implementação do campus de Lagarto e esteve à frente do Hospital Universitário de Lagarto (HUL). Valter tem 40 anos e é natural de Salvador, Bahia. Ingressou na UFS como professor efetivo em 2009. Possui mestrado e doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo, e é membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e da Sociedade Americana de Fisiologia (APS).
⠀