Por Tereza Cristina Cerqueira da Graça *
Este ensaio trata da atuação do aparelho censório da Ditadura Militar (1964-1988) na música popular produzida em Sergipe, utilizando como fonte principal os documentos da Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP/DPF/MJ) constantes nos acervos do Arquivo Público do Estado de Sergipe (APES) e do Arquivo Nacional (AN). Autores como MOBY (1994) e NAPOLITANO (2010) explicam o significado do que veio a denominar-se Música Popular Brasileira (MPB) e alguns estudos sobre as artes sergipanas do período, ainda que não tenham a censura como foco, compõem uma sucinta revisão bibliográfica. Ficou constatado que o modus operandi dos órgãos censores, notadamente quanto aos aspectos morais e políticos, esteve presente entre nós, frustrando expectativas de jovens artistas e impedindo que composições com algum nível de contestação chegassem a um público mais amplo.
* É doutora em Educação pela PUCRS. Professora aposentada das redes públicas de ensino de Aracaju/Estado de Sergipe e da Universidade Tiradentes. Sócia e 2ª Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.