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Obras da ponte Penedo-Neópolis têm nova etapa

Retirada de amostras do solo no local das fundações da cabeceira da ponte

Uma nova fase da construção da ponte entre Penedo e Neópolis já está em curso. Depois da instalação do canteiro de obras do consórcio empresarial vencedor da licitação realizada pelo Ministério dos Transportes, os trabalhos continuam a todo vapor.

A etapa atual é a de sondagens, com retirada de amostras do solo da área onde serão feitas as fundações da cabeceira da ponte na margem alagoana do Rio São Francisco. O serviço iniciado em Penedo é acompanhado de perto por engenheiros da superintendência estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Projeão da ponte ligando Sergipe a Alagoas

As sondagens do solo são imprescindíveis para a definição minuciosa sobre o terreno onde a base estrutural de uma das cabeceiras da nova ponte será erguida, investimento que vai inaugurar uma nova era de desenvolvimento para a região do Baixo São Francisco, com toda estrutura orçada em R$ 203 milhões para a ponte.

Durante a instalação do local dos trabalhos das empresas Astra Leste e A.Gaspar, associadas no consórcio Penedo-Neópolis, o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, destacou a colaboração efetiva do ministro dos Transportes, Renan Filho, e demais parlamentares da bancada federal alagoana que efetivamente colaboraram para a realização de um sonho de diversas gerações de ribeirinhos alagoanos e sergipanos.

Características da ponte

A pista sobre a ponte terá 1,18 quilômetro de comprimento, com 21 metros de largura, sendo previstas duas faixas de rolamento com 3,75 metros cada, faixas de segurança laterais de 2,5 metros cada lado, bem como passeios de 2,3 metros para cada lado. A ponte será formada por um vão central estaiado com 600 metros de extensão, com vão livre de 300 metros, composto por dois mastros que suportarão dois planos de cabos de estaiamento. Além do comprimento da ponte, o planejamento inclui outros 7.859 metros de pista principal e 3.306 metros de alças para acessos e retornos que, ao fim, interligarão as rodovias estaduais AL-225 e SE-335 – uma extensão total de 12.246 metros.

Fonte e foto: PMP

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