Para Britto, Bolsonaro tem que apresentar teste de Covid
29 de abril de 2020
Pequenos negócios serão orientados sobre marketing digital
29 de abril de 2020
Exibir tudo

Ocorrências atendidas pelos bombeiros não diminuem

O documentário é uma homenagem aos guerreiros do fogo, da água, da terra e do ar

Apesar das medidas de isolamento social e demais mudanças comportamentais em meio à pandemia de coronavírus, o número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) entre 18 de março e 18 de abril deste ano chegou a 509, praticamente igual ao quantitativo registrado no mesmo período de 2019, quando houve 508 atendimentos. O somatório inclui atuações em atendimento pré-hospitalar (APH), orientações via Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), busca e salvamento, incêndios, ações de defesa civil, acidentes automobilísticos e atendimentos feitos pelos guarda-vidas nas praias.

De acordo com o gestor do Centro de Suporte em Comunicação do CBMSE no Ciosp, capitão Jailson Chagas, houve uma queda principalmente nas chamadas para APH, incêndio em vegetação, ações de defesa civil e serviço de guarda-vidas, enquanto que aumentou significativamente o número de orientações dadas via Ciosp. “Totalizou-se 131 casos desta natureza entre o período citado de março a abril de 2020, contra 91 computados no mesmo período do ano passado. As orientações via Ciosp são as chamadas resolvidas via telefone, em que o despachante BM orienta o solicitante em como proceder, sem que haja a necessidade de a guarnição do bombeiro ir até o local. São casos de denúncia, engasgo de crianças, vazamento de gás de cozinha etc”, explica.

Comparando-se as estatísticas de 2019 e 2020 para esse período analisado, percebe-se que os números de acidentes automobilísticos e incêndios urbanos mantiveram-se os mesmos ou aproximados. As ocorrências mais atendidas são de busca e salvamento, que envolve controle de insetos, contenção de paciente psicossocial, busca e salvamento de pessoa ou de animal, corte de árvore, tentativa de suícidio e retirada de anel.

“De 18 de março a 18 de abril deste ano, atendemos 276 ocorrências de busca e salvamento. No mesmo período do ano passado, esse total chegou a 282. O serviço operacional desempenhado pelo CBMSE se faz imprescindível nesse período atual, no qual foram mantidos os números de atendimentos feitos pelos bombeiros junto à população. É fato que o serviço do CBMSE não pára nunca. A população tem que ficar em casa, mas os bombeiros estão nas ruas sempre em prol da sociedade, para a proteção de suas vidas e de seus bens”, ressalta Chagas.

Fonte e foto: Ascom/CBMES

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *