Banese Card prorroga busca pelos clientes maus pagadores
19 de setembro de 2023
Preso em Sergipe acusado de furtar tûmulos
19 de setembro de 2023
Exibir tudo

Onda de calor não afetará Sergipe

a estimativa é de que, em algumas cidades, os termômetros ultrapassem os 40º C

Sergipe não será atingido pela forte onda de calor que deve afetar grande parte do Brasil. O pico da temperatuta vai variar de um ponto para outro do país. Os metereologistas projetam que o pior do calor ocorra entre o final desta semana e a próxima segunda-feira (24), com máximo de calor em muitas áreas no sábado (22) e no domingo (23). A estimativa é de que, em algumas cidades, os termômetros ultrapassem os 40º C.

Os estados mais afetados pela forte onda de calor são Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão. Temperaturas semelhantes ocorreram entre setembro e outubro de 2020. À época, uma bolha de calor se instalou na região sob um padrão de bloqueio atmosférico, com vários dias de calor extremo.

A onda de calor é promovida pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica – quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, inibindo o desenvolvimento de nebulosidade, aumentando, também, a temperatura da massa de ar. A configuração de um bloqueio atmosférico relacionado a este padrão de subsidência com o escoamento dos ventos em níveis superiores da atmosfera garante a persistência da onda de calor.

Foto:PMCN

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *