Quatro dicas para tirar o cheiro de xixi de gato da sua casa
12 de janeiro de 2021
Chuvas devem continuar nesta terça em Aracaju
12 de janeiro de 2021
Exibir tudo

“Terminal Seguro” reduz assaltos nos ônibus

Os guardas trabalham, diuturnamente, de domingo a domingo

Cerca de 24 agentes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), atuando em seis viaturas, fazem a segurança dos terminais de transporte público da capital através da operação Terminal Seguro. Implantada pela Prefeitura de Aracaju a partir de dados estatísticos, a operação reduziu em mais de 85% as ocorrências em ônibus e terminais.

“Com os dados sobre as ocorrências, nós fizemos um planejamento e, a partir daí, conseguimos combater diretamente os crimes que ocorriam, pois sabíamos os tipos, os dias e horários dessas ocorrências”, explica o diretor-geral da Guarda Municipal, subinspetor Fernando Mendonça.

Ele ressalta que os guardas trabalham, diuturnamente, de domingo a domingo, em todos os cinco terminais de integração de Aracaju. “A gente faz uma migração de acordo com o período do ano, com a realização de grandes eventos, já que nossa atuação é itinerante”, esclarece.

Isso permite que a operação seja mais ou menos intensificada em determinado terminal, a depender do dia, do horário e de algum evento a ser realizado no entorno, por exemplo. “Varia de acordo com a demanda”, explica Fernando Mendonça.

Assaltos foram reduzidos
Segundo o diretor da Guarda Municipal, é a constância da operação que faz os números caírem de forma tão significativa. “Os índices de assaltos a ônibus, no entorno dos terminais e nos pontos de parada próximos aos terminais caíram muito, criando uma sensação de segurança para a população que utiliza o transporte público”, destaca.

Para o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Luís Fernando Almeida, a operação Terminal Seguro é uma das principais realizações do Município, no âmbito da Guarda. “As estatísticas feitas pelo Setransp mostram que chegamos a uma redução de quase 90% do índice de assaltos a ônibus. É claro que isso não é apenas um trabalho da GMA, mas também das polícias Militar e Civil, e de toda essa integração entre as corporações”, avalia.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *