Campeonato Sergipano de Karts prossegue no sábado
20 de maio de 2024
Robert Maxwell receberá da UFS título de Doutor Honoris Causa
20 de maio de 2024
Exibir tudo

Orquestra Sinfônica retoma os concertos na Catedral

Concerto marcará retorno da Orquestra à Catedral Metropolitana após reforma

A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) retoma, no próximo domingo (26), às 18h, a série ‘Sons na Catedral’, que leva concertos clássicos à Catedral Metropolitana de Aracaju. Sob a regência do diretor artístico Guilherme Mannis, o concerto, intitulado ‘A Catedral Romântica em Grandes Sonoridades’, homenageia os 200 anos de nascimento do compositor austríaco Anton Bruckner (1824-1896), apresentando a sua obra ‘Volksfest’ – Finale da Sinfonia nº4. A entrada é franca.

Além da homenagem, serão executadas outras grandes obras do repertório sinfônico, como a ‘Abertura Trágica’, de Johannes Brahms (1833-1897); a abertura da ópera ‘Oberon’, de Carl Maria von Weber (1786-1826); e a abertura ‘A Consagração da Casa’, de Ludwig van Beethoven (1770-1827).

Antes do período em que esteve em obras, a Catedral Metropolitana de Aracaju foi local de apresentação para muitos dos concertos da Orsse em temporadas passadas. Após a reinauguração, a orquestra retoma agora suas performances no templo revitalizado.

Segundo o maestro Guilherme Mannis, a escolha das obras privilegiou a acústica da Catedral. “A escrita sinfônica de Bruckner, o homenageado da performance, lembra muito a sonoridade organística, tão cara a uma construção como a Catedral Metropolitana. Poder retomar as nossas apresentações neste templo histórico, levando também a nossa orquestra ao Centro de Aracaju e às comunidades do entorno, é motivo de muita alegria para todos nós”, expressa.

Sobre o compositor

O legado musical do compositor Anton Bruckner é reconhecido por suas sinfonias e composições sacras que representam o romantismo austro-germânico. Reverenciado por sua linguagem harmônica e complexidade polifônica, Bruckner influenciou a música de sua época, enfrentando desafios à aceitação de suas obras. Sua sinfonia mais famosa, a ‘n.º 4 em Mi bemol maior’, demonstra sua capacidade de combinar tradição e inovação. Inspirado por Richard Wagner, Bruckner continua a tradição austríaco-germânica, influenciado por sua habilidade como organista e improvisador.

Sobre a série

“Sons da Catedral” é uma das séries da Orsse, que percorre templos em Aracaju e outras cidades do Estado, com concertos regulares da temporada 2024. Neste ano, já foi realizado um concerto Pascal na Igreja Jesus Ressuscitado, no Bairro Jardins, e estão previstas outras apresentações durante o ano, na Primeira Igreja Batista de Aracaju, Santuário São José e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Fonte e foto: Secom G/S)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *