Os oito deputados federais sergipanos votaram Sim, na sessão da Câmara realizada nesta sexta-feira, pela manutenção da prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ). Do total de 497 votantes, o Sim teve a aprovação de 364 deputados, contra apenas 130 que votaram Não e três abstenções.
Assim, em sessão semipresencial e votação rápida, iniciada às 19h34 e encerrada às 20h17, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania à Comunicação de Medida Cautelar nº 1/2021. Silveira participou da sessão por meio remoto da carceragem da Polícia Militar no Rio de Janeiro. Disse ter se arrependido do que falou contra o STF, mas sua fala não sensibilizou nem a relatora do caso na Câmara, deputada Magda Mofatto (PL-GO), que defendeu a prisão.
Os deputados federais sergipanos Bosco Costa (PL), Fábio Henrique (PDT), Fábio Mitidieri (PSD), Fábio Reis (MDB), Gustinho Ribeiro (Solidariedade), João Daniel (PT), Laercio Oliveira (PP) e Valdevan Noventa (PL) votaram em peso pela manutenção da prisão do deputado Daniel Silveira.
Além de processo no Conselho de Ética da Câmara que pode levar à cassação de seu mandato, Silveira ainda deverá ter de responder a uma ação no PSL que pode expulsá-lo do partido. O deputado também foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República e é alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal, um por atos antidemocráticos e outro por fake news.
Foto: Michel Jesus/Agência Câmara de Notícias