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22 de setembro de 2024
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Os avanços do ensino superior a distância da UFS

Por Péricles Andrade*

O Centro de Educação Superior a Distância da Universidade Federal de Sergipe foi criado em 2006, através da Resolução nº 49/2006/CONSU. A criação desse Centro está relacionada ao Programa da Universidade Aberta do Brasil – UAB, constituído em 2005 pelo Ministério da Educação através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A adesão da UFS à UAB ocorreu em 2007. Em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, e com as Prefeituras Municipais, atualmente estamos com foram ofertados naquele ano, 10 cursos de licenciatura (Ciências Biológicas, Física, Filosofia, Geografia, História, Letras-Espanhol, Letras-Inglês, Letras-Português, Matemática e Química), 2 bacharelados (Administração Pública e Biblioteconomia) e as Especializações em Educação Ambiental e Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, ofertados em 11 polos ativos e distribuídos em todas as regiões de Sergipe: Arauá, Brejo Grande, Estância, Japaratuba, Polo de Lagarto/ Colônia Treze, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Poço Verde, Porto da Folha, São Cristóvão e São Domingos.

No âmbito da UAB a UFS tem se destacado nacionalmente. A oferta dos cursos está condicionada à abertura de editais pela CAPES e nossa instituição tem participado de forma recorrente e com sucesso dos processos seletivos, alcançando, juntamente com a Universidade Federal do Piauí, as maiores totalidades das vagas destinadas para os cursos de graduação e pós-graduação. Nos últimos editais (09/2022) e (25/2023) a UFS foi contemplada respectivamente com 1.440 vagas (1.008 vagas para graduação e 432 de pós-graduação) e 5.250 (3.330 vagas para graduação e 1.950 para pós-graduação). Essas serão preenchidas através de processos seletivos ao longo dos próximos três anos, distribuídos entre os cursos de graduação citados e mais 13 cursos de especialização.

Considerando as mudanças contemporâneas no campo educacional, a gestão do Prof. Valter Joviano Santana Filho, Reitor da UFS, iniciada em 2021, tem implementado algumas ações visando a redefinição do modelo de ensino a distância na UFS, reafirmando, sobretudo, seu caráter institucional, tais como: elaboração e aprovação do Regimento Interno do Centro (Resolução nº 40/2021/CONSU), reativação do Conselho do CESAD, atualização do Ambiente Virtual de Aprendizagem, revisão dos projetos pedagógicos dos cursos, ampliação das interlocuções com as pró-reitorias, centros e os departamentos da UFS, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura de Sergipe, as Prefeituras Municipais, as Coordenações de Polo e os Fórum de Coordenadores UAB (Nacional e de Sergipe), dentre outras ações.

Precisamos celebrar o caráter inclusivo dessa modalidade de ensino na Universidade Federal de Sergipe. Do mesmo modo, devemos ir além da polarização da oferta “presencial” versus EaD, sobretudo através do “mito” de que educação de qualidade é aquela que mantém docente e discente frente a frente em tempo integral no espaço da sala de aula. Quando consideramos, por exemplo, os índices de evasão no Ensino Superior da rede pública no Brasil de 2022 as diferenças não estão muito distantes entre a modalidade presencial (23,4%) e a distância (31,1%) (SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil. 14. Ed. São Paulo: SEMESP, 2024).

A EaD se constitui em uma estratégia de inovação pedagógica que ganha espaço e desenvolve-se como alternativa de expansão das oportunidades de acesso dos indivíduos nos diferentes níveis educacionais, principalmente no nível superior. Ao longo destes 17 anos de experiência educacional da UFS no âmbito da UAB foram diplomadas 2.089 pessoas em cursos de graduação e 745 de pós-graduação e formação continuada entre 2010 e 2023. No semestre atual, 2024.1, serão diplomadas mais 105 profissionais.

Para além de uma abordagem quantitativa, precisamos celebrar o caráter inclusivo da EaD. Através dos cursos ofertados nessa modalidade, a UFS democratiza o acesso à Educação Superior. A expansão das ofertas através da EaD abrange pessoas de diferentes regiões do interior de Sergipe, que não têm acesso às ofertas de cursos na modalidade presencial, tanto na graduação, quanto na pós-graduação. Sobretudo aquelas que têm dificuldades de inserção por residirem distante dos campi da UFS, por indisponibilidade de tempo ou até mesmo devido aos horários tradicionais de aula, o que demanda mais tempo do estudante em um curso presencial.

*Professor titular da UFS. Diretor geral do CESAD/UFS e coordenador geral UAB/UFS.

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