Quatro pacientes morreram, nesta sexta-feira (28), horas depois de serem transferidos da Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva, que incendiou no começo da manhã. Segundo a Secretaria da Saúde de Aracaju, a primeira morte foi de uma mulher doente que estava internada para tratar da covid-19 e não resistiu ao processo de transferência. As consequências dos outros três óbitos ainda não foram esclarecidos. Cerca de 60 infectados pelo coronavírus que estavam na UPA sinistrada foram transferidos para os hospitais Governador João Alves Filho, Cirurgia e Santa Izabel.
O incêndio atingiu justamente a ala para doentes infectados com covid-19. O Corpo de Bombeiros Militar chegou rápido o impediu que o fogo se propagasse para outros setores da Unidade de Saúde. Imediatamente, começou a ser feita a transferência dos pacientes para outros hospitais da capital. Foi neste processo que o paciente não resistiu e morreu. A Prefeitura ainda não sabe o que teria provocado o incêndio.
O tenente Fabiano Queiroz informou que o foco do incêndio estava localizado na sala dos médicos. “Fomos acionados por volta das 6h40 e em menos de 5 minutos já estávamos no local. A ala estava tomada de fumaça, não era possível ver nada. Nossa prioridade foi salvar as vidas. Fizemos a retirada de todas das pessoas que estavam na UTI e depois controlamos o incêndio, que teve como foco a sala dos médicos. Em cerca de meia hora já havíamos feito a retirada dos pacientes e o incêndio estava controlado”, disse o tenente ao Portal Infonet.