Com o objetivo de movimentar a cadeia produtiva do turismo na capital e valorizar a importância gastronômica e cultural do caranguejo, a Prefeitura de Aracaju, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SE), realizará o Festival do Caranguejo. Será entre os dias 1º e 4 de setembro, na praça de eventos da Orla da Atalaia; e de 5 a 11 de setembro, nos próprios estabelecimentos dos participantes associados à entidade.
“Este é mais um grande evento que ocorrerá em nossa cidade e que demonstra o nosso compromisso com o setor produtivo e com o fomento ao turismo. A pandemia impactou fortemente os setores ligados ao turismo e, desde que começamos a voltar à normalidade, temos trabalhado para que os restaurantes, hotéis, bares, entre outros setores se restabeleçam. Este festival é um exemplo disto. Com certeza, será um evento que contribuirá com a valorização da nossa gastronomia, já que o caranguejo é uma das nossas principais atrações, reconhecida, inclusive, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado”, destaca o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT).
Segundo o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga, o apoio dos parceiros da iniciativa privada, além de fundamental, é uma bonita demonstração de amor da nossa classe empresarial aos nossos valores, à nossa identidade cultural. É uma alegria muito grande os empresários do nosso estado acreditando nos nossos valores e investindo na nossa sergipanidade. A unidade público-privada gera divisas turísticas e culturais para o nosso município e enaltece as marcas apoiadoras do evento”, frisa.
O evento conta com a parceria da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O gestor da pasta, Sales Neto, enalteceu a iniciativa: “É de suma importância promover um evento gastronômico que incentive a nossa cultura do caranguejo e gere movimento na nossa economia.Também é um instrumento para atração de turistas para o estado”, ressalta Sales.
Espaço do Festival
O espaço para a realização do Festival do Caranguejo compreende uma área de 3.800 m², ocupada por 29 stands, sendo 26 para bares/restaurantes comercializarem seus pratos, e 3 para a gestão municipal (Prefeitura de Aracaju – secretarias da Saúde e do Meio Ambiente).
Além desses stands, haverá espaço kids com brinquedos para a criançada; cozinha show da Universidade Tiradentes (Unit), para demonstração da elaboração de pratos; espaço de empreendedorismo do Sebrae/SE, para exposição de artesanato; e duas baterias de banheiros químicos, sendo nove para o público feminino e nove para o masculino. Durante os quatro dias de festival na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) apresentará peças teatrais versando sobre o tema sustentabilidade, além de uma bolha inflável sobre a questão climática.
Fonte: Secom/PMA