Mitidieri pede ao STF julgamento presencial sobre ICMS
13 de dezembro de 2022
Os 110 anos de Luiz Gonzaga
13 de dezembro de 2022
Exibir tudo

Para tristeza dos golpistas, Lula é diplomado presidente

Por Adiberto de Souza *

Os golpistas tiveram que engolir em seco a diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente do Brasil. Enquanto alguns poucos inimigos da democracia apelam para as Forças Armadas jogarem o país nas trevas de uma ditadura, a imensa maioria dos brasileiros festeja a chegada de novos tempos, sem as ameaças à normalidade democrática feitas por um tal capitão de pijama. Como bem escreve o experiente jornalista Luiz Eduardo Costa, “os inimigos da democracia precisam, com urgência, desarmar suas barracas em frente aos quartéis. Ali não é palco adequado para essa ópera bufa, pantomima ou horrorosa tragicomédia. O Brasil tem instituições fortes e sintonizadas com a ordem democrática, e os militares fazem parte dessa arquitetura sólida”. Por fim, Luiz Eduardo pontua que resta aos equivocados, que insistem em “pedir golpe, guerra e sangue, o consolo de se transferirem com malas e tudo para o hospício que existe nas suas próprias cabeças”. Ademais, quer os golpistas queiram ou não, daqui a mais alguns dias, Lula tomará posse como o presidente de todos os brasileiros. Quem viver, verá!

Ganhou de goleada

A advogada Priscila Felizola é a nova superintendente do Sebrae em Sergipe. Ela foi eleita por 10 votos a 4, em chapa composta por Ivan Apóstolo Sobral (presidente do Conselho), Brenno Barreto (diretor técnico) e Raimundo Almeida Neto (diretor Administrativo e Financeiro). Filha do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), Priscila é a primeira mulher a ocupar o cargo de superintendente do Sebrae no estado. A ilustre derrotou a chapa encabeçada por Alex Cavalcante. Além da sede em Aracaju, a entidade possui escritórios em Estância, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Propriá. Boa sorte à nova diretoria!

Mitidieri no Supremo

Em reunião com a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, o governador eleito de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), e demais governadores solicitaram e foram atendidos para que seja presencial o julgamento sobre o cálculo feito em cima do ICMS em transações interestaduais. Com a mudança, o STF só deverá julgar a matéria em fevereiro do próximo ano. Chamado de Difal, o cálculo do tributo objetiva equilibrar a arrecadação de ICMS em transações interestaduais, distribuindo o imposto tanto aos estados em que são feitos determinados produtos e serviços quanto aos que são destino das compras. Então, tá!

Imposto menor

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), assinou decreto prorrogando a redução da alíquota do ICMS de milho em grão para 2%. Com a medida, o benefício permanecerá válido até 30 de junho de 2023. Segundo Chagas, a renovação visa fortalecer a competitividade da produção dos grãos produzidos em Sergipe. A alíquota sergipana está equiparada à cobrada em outros estados, fazendo com que o grão produzido no estado chegue a mercados maiores num preço mais competitivo. Supimpa!

Cidadão socorrense

Nascido em Itabaiana, o presidente da Assembleia, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), é o mais novo filho de Nossa Senhora do Socorro. De autoria do vereador Leozinho Filho (Republicanos), a homenagem visou reconhecer os serviços prestados pelo emedebista aquele município da Grande Aracaju. Ao agradecer o título de cidadão, Luciano lembrou a aprovação pelo Legislativo estadual da lei que favorece os criadores de camarão, acrescentando que “hoje estamos realizando o zoneamento costeiro visando beneficiar Nossa Senhora do Socorro”. Ah, bom!

Na festa democrática

A vice-prefeita de Aracaju e deputada federal eleita Katarina Feitoza (PSD) prestigiou a diplomação do presidente eleito e seu vice, respectivamente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB). A pessedista disse ter sido uma honra participar de uma “cerimônia que marca mais uma etapa do nosso processo democrático”. Katarina ressaltou que, independentemente de ideologias partidárias, “eu me comprometi a trabalhar pelo nosso povo, levando Brasília para Sergipe, o que passa pelo bom diálogo com o governo federal”. Vixe!

E o povo, ó!

Enquanto o povo vive refém da bandidagem, que pratica todo tipo de violência em Sergipe, policiais militares, em número considerável, estão a serviço de órgãos públicos e fazendo segurança de autoridades. Este fato mostra que os sucessivos governos estaduais nunca demonstram interesse em inibir a cessão de policiais para proteger órgãos públicos e seus integrantes. O resultado disso é que o contribuinte paga impostos em excesso para garantir a segurança de uns poucos privilegiados, enquanto reza a Deus que proteja a sua vida e o seu patrimônio. Só Jesus na causa!

Diplomação festejada

O ex-governador Jackson Barreto (MDB) festejou a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice Geraldo Alckmin (PSB). JB lembrou as três etapas do processo democrático para a escolha presidencial: eleição, diplomação e posse. “Viva o Brasil da paz, da luta contra à fome e contra às desigualdades sociais”, escreveu JB nas redes sociais. Eleitor de carteirinha de Lula, Jackson rompeu com o governo Belivaldo Chagas (PSD) para apoiar a candidatura a governador de Rogério Carvalho (PT), derrotado pelo deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), que será diplomado no próximo dia 19. Marminino!

Bem com hoteleiros

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), recebeu o diploma de Honra ao Mérito Hoteleiro. Concedida pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe, a honraria foi entregue ao gestor como forma de reconhecer os esforços empreendidos pela Prefeitura visando o fortalecimento do turismo e para potencializar a divulgação da capital como destino turístico. Ao receber a homenagem, Edvaldo destacou que o fortalecimento do setor se tornou uma das principais bandeiras defendidas por sua gestão. Aff Maria!

Cadê a refinaria?

Em 2020, o governador Belivaldo Chagas (PSD) anunciou a instalação de uma refinaria de petróleo na Barra dos Coqueiros. À época, o pessedista disse que governo já havia liberado, inclusive, a licença ambiental para a concretização do tal projeto. O empreendimento teria capacidade para processar 35 mil barris diários de óleo, produzir nafta e diesel específico para motores de grandes navios. Antes da promessa de Belivaldo, o saudoso ex-governador João Alves Filho também anunciou a construção de uma refinaria de petróleo em Sergipe, porém tudo ficou no empolgado anúncio, para decepção de quem comemorou o ovo no fiofó da galinha. Home vôte!

Recorte de jornal

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano O Republicano, em 30 de maio de 1890.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *