O jornal Valor Econômico destacou, nesta sexta-feira (6), a importância de mais uma parceria envolvendo o governo de Sergipe e empresas multinacionais com o intuito de criar infraestrutura de abastecimento de caminhões movidos a gás natural liquefeito. Segundo a reportagem do Valor, o investimento total e os benefícios estimados pela parceria, como a geração de empregos, serão muito relevantes.
O acordo será firmado na próxima segunda-feira (9), durante o Fórum Sergipano de Petróleo e Gás. A empresa Alliance GNlog irá viabilizar uma frota de caminhões movidos a GNL, enquanto a Golar Power ficará responsável pelo abastecimento destes veículos. Na primeira etapa, serão colocados em operação quatro caminhões do tipo, fabricados na China e que já se encontram no Brasil. A meta é chegar a 1 mil unidades até o fim de 2020, com investimentos de, pelo menos, US$120 milhões.
Outros pontos citados pelo jornal foram o desejo da Golar em montar os veículos no Brasil até 2022, deixando de importar os de fora; e investir nas construções de bases de apoio, onde o GNL for disponibilizado pela companhia. A estratégia da parceria é colaborar com a indústria e incentivar a expansão do setor de gás natural do Brasil, a partir dos processos de abertura de mercado, em curso pelo governo federal, e de reforma do marco regulatório.
Sobre o Fórum
O Fórum Sergipano de Petróleo & Gás (FSP&G) acontecerá no próximo dia 9 de dezembro, às 09 horas, no Teatro Tobias Barreto. A cerimônia contará com uma demonstração de caminhões movidos 100% a Gás Natural Liquefeito (GNL) e apresentadas as potencialidades do Terminal de Regaseificação da Celse, cuja operação se inicia ainda em janeiro de 2020. Outro ponto de destaque será a série de anúncios e assinaturas de atos voltados para o fortalecimento da área energética no estado. Os interessados no evento deverão se inscrever por meio de formulário, disponível na página
Fonte: Ascom/GS (crédito/blog do caminhoneiro)