A partir de segunda-feira (31) os partidos políticos terão até o dia 16 de setembro para realizar as convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano, conforme o calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral TSE).
As convenções ocorrerão, inclusive, por meio virtual, independentemente de qualquer disposição estatutária e observadas as instruções do TSE. No dia seguinte à realização da convenção, a ata e a lista dos presentes deverão ser transmitidas via internet ou, na impossibilidade, ser entregues na Justiça Eleitoral.
O dia 3 de setembro marcará o início do prazo para a agregação de seções eleitorais. No dia seguinte, 4, será o último dia para a publicação, no Diário da Justiça Eletrônico, dos nomes das pessoas indicadas para compor as juntas eleitorais para o primeiro e eventual segundo turnos de votação.
Vale lembrar que este ano, as eleições acontecerão nos dias 15 e 29 novembro, conforme aprovado pelo Congresso Nacional. Após essas datas, inicia-se o prazo para encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições. Esse prazo se estende até 15 de dezembro.
Crédito: Carmo Web TV