À boca miúda, políticos do interior sergipano têm se queixado dos adversários que tentam invadir seus redutos eleitorais. Ao mesmo tempo, ameaçam estourar os ‘currais’ dos invasores se a grilagem persistir. Como se vê, em pleno século 21, muitas lideranças continuam fazendo política como os velhos ‘coronéis’ do passado, que se achavam donos da consciência do cidadão e até agiam com violência se alguém tentasse cruzar as cercas de seus territórios eleitorais. Neste ano eleitoral, os políticos que insistem em fazer clientelismo terão muito trabalho para evitar o ‘estouro da boiada’. Vão continuar recorrendo aos favores do governo para fazer agrados ao eleitor menos politizado e ficar alertas para evitar surpresas desagradáveis, pois, como dizia ontem uma liderança do interior, “quem engorda o gado é o olho do dono”. É uma pena que ainda se faça política desta forma.
Vitimologia
E o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) condena o argumento dos petistas de que o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) é um golpe. “Esse discurso populista, de vitimologia, pode colocar o Brasil na condição de uma republiqueta sem importância, igual a tantas outras espalhadas por aí, que não prezam a democracia”. Será mesmo?
BRT paraguaio
As ordens e contra-ordens da Prefeitura de Aracaju sobre o BRT paraguaio foram criticadas pelo ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). “A revogação do início da fiscalização sobre o uso das faixas exclusivas de ônibus mostra que tal iniciativa é puramente eleitoreira”, fustiga o comunista. Com a palavra o prefeito licenciado João Alves Filho (DEM).
Folga de caixa
O governo de Sergipe vai economizar algo em torno de R$ 10 milhões devido a liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal, suspendendo o pagamento de juros compostos (integrais) da dívida do estado junto a União. Graças à decisão, o governo sergipano passará a pagar juros simples. Segundo o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, essa economia vai permitir ao Executivo honrar parte das despesas com Previdência, salários e fornecedores.
Fora Cunha
O PSB sergipano está organizando um ato público contra o presidente da Câmara Federal, deputado e réu Eduardo Cunha (PMDB). O peemedebista é investigado por suspeitas de ocultação de transações financeiras internacionais ilícitas, corrupção e recebimento de propinas. “Convocamos toda a sociedade para tirar este escroque da presidência da Câmara”, discursa o vereador aracajuano Bertulino Menezes (PSB). A data da manifestação ainda não foi definida.
Duas caras
Ele nem parece gente,
Tá mais pra camaleão,
Vira outro em segundos,
Conforme a situação,
É assim nosso político,
Antes e após a eleição.
É o homem das mil faces,
Duas caras, bipolar,
Muda de comportamento
De acordo com o lugar,
Merecia até um Oscar,
Pelo modo de atuar.
O cordel acima é do poeta Carlos Alberto Fernandes da Silva.
Melhor nome
Entidades representativas dos trabalhadores estão defendendo a indicação do advogado Thenisson Dória para o cargo de desembargador federal da 20ª Região em Sergipe. Segundo Ronildo Almeida, presidente da Frente Brasil Popular, o advogado Thenisson Dória foi o mais votado na escolha da listra tríplice pela OAB-SE. “Ele merece a indicação para o cargo, por sua destacada identidade com os movimentos sociais e democráticos”, afirma o sindicalista.
Meia boca
Quem precisa resolver alguma coisa hoje no serviço público, deve bom telefonar antes para saber se há expediente. A Prefeitura de Aracaju está fechada nesta sexta-feira. A Justiça também vive em ritmo de feriadão desde ontem. Até domingo próximo, o plantão judiciário será realizado no Fórum Olímpio Mendonça, conjunto Orlando Dantas, em Aracaju. O governo estadual não decretou ponto facultativo, porém o expediente de hoje deve ser meia boca.
Energia mais cara
Desde a meia noite de hoje, os sergipanos estão pagando mais caro pela energia consumida. A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a Energisa majorar em 5,6% a tarifa cobrada aos consumidores residenciais. As indústrias pagarão 4,74% a mais pela energia. A distribuidora atende 731 mil unidades consumidoras localizadas em 63 municípios de Sergipe.
Velhaco
De um servidor estadual, injuriado com os constantes atrasos do salário: “O único consolo é poder espalhar por aí que este governo me deve um troco”. Cruz, credo!
Ògún ieé!!
Neste sábado (23), o Candomblé festa o Dia de Ogum, o orixá da guerra, aquele que nunca abandona os filhos no campo de batalha e aniquila com fúria os inimigos e rivais. Protetor de todos os profissionais que lidam com o ferro ou metais afins, Ogum é o filho mais velho de Odudua, o herói civilizador que fundou a cidade de Ifé. Muito axé para todos!