A primeira parcela do 13º salário será paga aos trabalhadores do mercado formal até esta terça-feira (30). A outra metade da remuneração extra precisa ser depositada até o dia 20 de dezembro. Instituída pela Lei 4.749, de 1965, a gratificação natalina beneficia todos profissionais que atuam com carteira assinada, incluindo funcionários domésticos, urbanos e rurais.
Nesta etapa inicial, o montante a ser depositado aos trabalhadores é maior do que o pago em dezembro. Isso acontece porque a parcela representa um adiantamento. Já no segundo pagamento, é descontado do valor final os gastos previdenciários e do Imposto de Renda. O valor médio que será recebido pelos profissionais após o pagamento das duas parcelas é de R$ 2.539, segundo estimativas apresentadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Neste ano, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tiveram a oportunidade de antecipar o recebimento das duas parcelas do 13º salário entre os meses de maio e julho.
Fonte: Portal R7