Os partidos PCdoB e PV, que integram uma federação com o PT, emitiram nota se posicionando contra a pré-candidatura da petista Candisse Carvalho à Prefeitura de Aracaju. As duas legendas entendem que a chapa majoritária em construção por uma corrente do PT não tem visibilidade eleitoral nem perfil de representar a Frente ampla.
Como as decisões da Federação Partidária têm que ser consensuadas e não houve unanimidade, as três legendas encaminharam a questão à Federação Estadual, que também vai buscar o consenso sobre a candidatura majoritária em Aracaju. A ata da reunião realizada pelos três diretórios municipais já está em poder da Federação Estadual a quem caberá convocar uma reunião para tratar sobre o tema.
Veja nota, abaixo:
O PCdoB e o PV têm escutado as vozes dos setores democráticos, progressistas e populares que reiteram a necessidade de uma frente ampla que aprofunde as conquistas democráticas, contribuam com a reconstrução dos avanços das conquistas sociais e dos direitos humanos que retroagiram nos últimos governos.
Barrar a sanha fascista, que continua ameaçando a nossa democracia, é o principal objetivo desse bloco e, no contexto atual, esse compromisso passa pela garantia de uma chapa ampla com viabilidade eleitoral para a prefeitura da nossa capital, assim como uma chapa competitiva de vereadoras e vereadores para garantir a governabilidade das forças democráticas.
Diante disso, após reunião da Federação Brasil da Esperança/Aracaju sobre a sucessão eleitoral na capital sergipana, onde o Partido dos Trabalhadores apresentou sua pré-candidatura e após debate sem que houvesse unidade em relação à mesma. O PCdoB e o PV não reconhecem a referida pré candidatura com viabilidade eleitoral, nem com o perfil de representar a Frente ampla.
Defendemos uma candidatura que represente a unidade do campo progressista, com profundo vínculo com a disputa de 2026, construindo uma aliança para além dos partidos da Federação Brasil da Esperança, bem como, que tenha densidade eleitoral e representatividade. Uma candidatura que vise o isolamento e a derrota da extrema direita e do bolsonarismo na cidade e no país.
IVANIA PEREIRA – PRES. MUNICIPAL PCdoB
CLAUDIA RODRIGUES – PRES MUNICIPAL PV