Prefeitura de Aracaju paga a folha salarial nessa quinta
20 de dezembro de 2023
Clínicas credenciadas gozam da cara do Detran
20 de dezembro de 2023
Exibir tudo

Percentual de biodiesel no diesel vai subir em 2024

A ampliação do biodiesel diminuirá a dependência do Brasil da importação de óleo diesel

O teor de biodiesel na mistura ao óleo diesel vai subir de 12% para 14% a partir de março de 2024. O percentual subirá para 15% a partir de março de 2025. Essa decisão é do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O cronograma anterior previa a mistura B14 para abril de 2025 e a B15 para 2026.
Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a expectativa é que, com a medida, seja evitada a emissão de 5 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, além da redução de cerca de R$ 7,2 bilhões com a importação de diesel fóssil. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a ampliação do biodiesel na matriz energética diminui a dependência do Brasil da importação de óleo diesel e ajuda o país na descarbonização, além de estimular a agricultura nacional.

O CNPE também aprovou a suspensão temporária da importação de biodiesel, revertendo decisão do governo anterior. “Deliberamos junto com o aumento da mistura que fica suspensa a importação deliberada pela ANP até que um grupo de trabalho defina se essa é ou não a melhor estratégia nacional”, disse Silveira.

Também foi criado grupo de trabalho para deliberar tecnicamente sobre a possibilidade de aumentar a mistura do álcool anidro na gasolina de 27,30% para 30%. A mudança é um dos eixos previstos no Projeto de Lei do Combustível do Futuro, apresentado pelo MME, e que está em tramitação no Congresso Nacional.

Fonte e foto: Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *