Prevista para ocorrer entre os dias 14 e 15 de outubro próximo, a 65ª edição da Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora, padroeira de Sergipe, deve reunir cerca de 100 mil pessoas. De acordo com padre Michael Jonathas Calixto, o sucesso do evento religioso só tende a aumentar com o devido suporte logístico e uma divulgação que extrapole os limites territoriais do estado.
Com o título de Patrimônio Cultural de natureza imaterial desde 2014, a Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora evidencia a força da tradição religiosa, mas também a importância econômica da festividade para a população da região. “São os dias mais aguardados de todo o ano pela população da região. Sabemos que, assim como em outras grandes manifestações espalhadas pelo país, a nossa Via Sacra também pode se tornar numa grande referência para o Brasil”, frisa o padre.
Uma caminhada de fé, devoção e religiosidade. Do município de Riachuelo mais de oito quilômetros separam os devotos do santuário de Nossa Senhora de Divina Pastora, localizado na cidade de mesmo nome da santa. O percurso é feito a pé, em sinal de penitência, uma tradição de mais de meio século, que une fiéis de todo o estado.A peregrinação se tornou um bem simbólico oficial: a romaria foi reconhecida, em outubro de 2014, como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe.
Foto: TV Canção Nova