O Programa Saúde da Criança do Adolescente e do Jovem (PSCAJ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já deu início ao mutirão que vai pesquisar a associação do ZiKa Vírus aos casos de Microcefalia registrados em Aracaju. Mães e bebês assistidos pela Prefeitura de Aracaju (PMA) estão sendo convocados para realizar os exames feitos através de uma parceria com o Laboratório Central do Estado de Sergipe (Lacen) e Universidade de São Paulo (USP).
Moradora do bairro São Conrado, Patrícia Cardoso Souza atendeu ao chamado da SMS e, nesta quinta-feira, 14, levou o pequeno João Alan, de 9 meses, para realizar os exames. “Eu tive os sintomas do Zika Vírus no início da gravidez e meu bebê nasceu com Microcefalia. Até hoje eu não sei o que realmente aconteceu e estou aqui em busca de respostas. Os exames são rápidos e eu recomendo que todas mães de bebês com Microcefalia procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para realizar os procedimentos”.
Depois da coleta do sangue e da saliva, realizada no Lacen, Patrícia também conversou com a apoiadora Ruth Costa e com a assistente social do PSCAJ , Susana Sá. “Nós estamos aqui para orientar todas as mães sobre os benefícios que elas têm direito, a exemplo do passe livre e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Também estamos verificando como está o acompanhamento desses bebês e se todos os exames e vacinas estão em dia”, explicou a assistente social.
Os dias de coleta do material foram divididos por região e o cronograma segue até o próximo dia 26. Para o atendimento, as mães devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de seu bairro e apresentar RG, Cartão do SUS e Caderneta de Saúde da Criança. A SMS é responsável pelo transporte da mãe e do bebê da USF até o Lacen, assim como do retorno.