Pesquisa feita pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), aponta a média de preços das bebidas comercializadas em Aracaju agtora no Carnaval. O levantamento, desenvolvido nos dia 18 e 19, contemplou oito estabelecimentos comerciais, nos quais foram obtidos os valores aplicados para 25 diferentes bebidas, entre alcoólicas e não-alcoólicas. Dentre os produtos pesquisados estão cerveja, vodka, whisky, cachaças diversas, além de energéticos, água e água de coco.
Segundo o coordenador geral do Procon, Igor Lopes, a variação de preços praticada entre os estabelecimentos é permitida pela Constituição Federal, de acordo com o princípio da livre concorrência, não cabendo aos órgãos de proteção a regulação dos valores cobrados. “Por isso, é importante que o consumidor desenvolva o hábito de, antes de fazer a aquisição do produto, pesquisar. Assim, é possível planejar suas compras de acordo com seu orçamento”, orienta o coordenador.
As variações de preço encontradas durante o levantamento correspondem aos dias em que a ação foi desenvolvida. Dessa forma, ao realizar as compras, é possível que o consumidor se depare com alterações nesses preços, devido a possíveis descontos, ofertas ou promoções. Além disso, estabelecimentos de uma mesma rede podem praticar preços diferenciados entre si.