Em comunicado ao mercado, a Petrobras informou ter encerrado o contrato firmado com a Unigel que visava a retomada de fábricas de fertilizantes nitrogerados (Fafen’s) em Sergipe e na Bahia. A decisão da estatal foi tomada após condições de eficácia não terem sido atendidas dentro dos prazos determinados. Pelo contrato agora encerrado a petrolífera forneceria às duas Fafen’s gás natural, principal matéria-prima utilizada para a fabricação de fertilizantes nitrogenados.
A petroleira adicionou que o encerramento do acordo de industrialização por encomenda — que havia sido assinado em dezembro de 2023 — ocorreu antes mesmo de surtir efeitos. “A companhia reitera que as contratantes seguem na análise de uma solução definitiva, rentável e viável para o suprimento de fertilizantes ao mercado brasileiro”, afirmou a Petrobras em nota.
O contrato de serviço com a Unigel, empresa que arrenda as duas unidades de fertilizantes nitrogenados da estatal em Sergipe e na Bahia, tinha caráter provisório e visava permitir a continuidade da operação das plantas localizadas em Sergipe e Bahia, que pertencem à Petrobras, por oito meses, sem prorrogação.
O encerramento ocorre após o contrato ter sido alvo de análises do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontaram que ele poderia trazer prejuízos para a Petrobras. A petroleira, por sua vez, publicou em março não ter encontrado irregularidades no acerto. Na nota, a estatal diz que prevê a reorganização de suas operações no segmento de fertilizantes no âmbito de seu Plano Estratégico 2024-2028.
Fonte: Portal Infomoney