Shoppings funcionam em horário especial neste fim de ano
28 de dezembro de 2024
Férias trazem um dilema: viajar ou não com os pets?
28 de dezembro de 2024
Exibir tudo

Petrobras vai recrutar ex-empregados

O recrutamento vai envolver também profissionais experientes de outras empresas

A Petrobras quer recuperar o conhecimento de profissionais que se aposentaram e aderiram a planos de demissão voluntária e aposentadoria nos últimos anos. A empresa está desenvolvendo um programa para que essas pessoas retornem como prestadores de serviços, principalmente na Universidade Petrobras.

O recrutamento vai envolver também profissionais experientes no mercado de petróleo e gás de outras empresas do setor. Essas pessoas devem ser convocadas para realizar cursos, palestras, programas de mentoria, desenvolverem materiais didáticos e publicarem artigos técnicos científicos.

A empresa vem sofrendo o impacto de um Programa de Desligamento Voluntário (PDV) lançado em 2019. No ano passado, 475 empregados deixaram a petrolífera por meio do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) e por outros três programas – de trabalhadores do segmento corporativo, de funcionários de subsidiárias vendidas e em processo de redução de atividades, e outro para empregados aposentados.

No total, 744 empregados deixaram a empresa em 2023, dos quais 649 por estímulo dos gestores. O pico desse processo aconteceu em 2020, quando 4.980 pessoas se desligaram e apenas 73 ingressaram. Logo no primeiro ano do lançamento do programa de demissão voluntária, em 2019, 1.364 profissionais saíram e 288 entraram.

O quadro só começou a ser revertido no ano passado, quando o número de ingressantes (2.275) superou o de saída (744), após a realização de concurso público. A estatal emprega cerca de 40 mil trabalhadores.

Fonte: Site Brasil Energia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *