Campeonato Sergipano de Kart 2025 começa nesse sábado
25 de abril de 2025
Câmara de Itabaiana proíbe fogos com estampido
25 de abril de 2025
Exibir tudo

Petroleiros comemoram retomada das Fafen’s pela Petrobras

A Fafen de Laranjeiras é especializada na produção de ureia

A Federação Única dos Petroleiros FUP) comemorou a autorização dada pelo Conselho de Administração da Petrobrás para acordo entre a empresa e o grupo Unigel, que permitirá à estatal a retomada das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen’s) de Sergipe e da Bahia e, sobretudo, a reabertura das unidades paralisadas desde junho de 2023. Para entrar efetivamente em vigor, o acordo precisa ser ratificado pelo Conselho de Administração da Unigel e, na sequência, homologado pela Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (CCI).

A partir daí, a transmissão da posse das duas Fafen’s à Petrobrás deverá ocorrer de forma célere e sincronizada com o processo de seleção de empresas prestadoras de serviços, que darão suporte aos trabalhos de preservação dos equipamentos que se encontram nas fábricas e realizarão demais serviços, a fim de que as duas plantas voltem a operar já a partir de outubro, possivelmente. Assim, será consolidada a volta da Petrobrás ao setor de fertilizantes, contribuindo para o abastecimento interno do insumo, de acordo com o Plano Estratégico da Petrobrás e o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) em curso.

Mais de 2 mil empregos

A reabertura das fábricas virá acompanhada pela geração de emprego e renda na região nordestina. Serão cerca de 2,4 mil empregos diretos e indiretos nas duas fábricas. Este, inclusive, foi um dos principais focos da participação da FUP na Comissão Nacional de Fertilizantes (Confert) e no Grupo de Trabalho de Fertilizantes na Petrobrás.

“A presença da FUP no GT visou garantir a retomada da produção nacional de fertilizantes e o imediato retorno dos trabalhadores da Petrobrás, antes lotados nestas plantas industriais e transferidos compulsoriamente – fato que desencadeou a maior crise de doença mental já registrada na companhia”, destacou o coordenador-geral da Federação, Deyvid Bacelar.

A FUP entende que a solução negociada entre a Petrobrás e o grupo Unigel no sentido de se firmar um contrato de prestação de serviços, sob a modalidade de Operação e Manutenção (O&M), foi o limite encontrado, tendo em vista que, infelizmente, hoje não existe na Petrobrás um quantitativo suficiente de trabalhadores para garantir a manutenção e a operação segura das duas fábricas, devido à saída em massa de pessoas do sistema Petrobrás nos governos anteriores.

Devolução com segurança

O acordo entre as partes contempla a devolução com segurança das unidades à Petrobrás. A FUP sempre defendeu o retorno imediato das fábricas, sob a exclusiva gestão da estatal. A Federação cobra da empresa a recomposição do efetivo próprio das plantas industriais, mediante a convocação de todo o cadastro de reserva do concurso público ainda vigente e a realização de novos concursos públicos.

A participação da FUP no GT foi motivada também pela necessidade estratégica de redução da dependência das importações brasileiras de fertilizantes, de forma a atender a demanda doméstica e a ampla efetivação do PNF, ante a crise agravada pela guerra no leste europeu.

Alimentos impactados

Enquanto a produção nacional de fertilizantes tem sua retomada atrasada, os alimentos são diretamente impactados, pois, com a escassez do insumo e consequente alta dos preços, tanto o médio produtor quanto a agricultura familiar perdem em produtividade e capacidade de expandir e ofertar alimentos, com custos finais condizentes com o poder de compra do consumidor brasileiro.

Fonte: Revista Fórum

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *