A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (27), a Operação Rattus, com o objetivo de reprimir o comércio e o cativeiro clandestino de animais silvestres e exóticos. A ação contou com a participação de servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em Aracaju, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal.
Um homem natural de São Paulo, de 40 anos, foi preso em flagrante pela prática do crime de guarda e comercialização de espécimes da fauna silvestre. Em seu poder foram apreendidos dois lagartos, quatro cobras e dois jabutis. Em desfavor do acusado foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), tendo ele sido liberado para responder em liberdade.
O outro investigado, um sergipano de 27 anos, detinha em seu poder mais 13 cobras e uma coruja. Sua motocicleta, com a placa adulterada, foi apreendida. Pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor foi preso e autuado em flagrante ficando à disposição da justiça.
Os animais localizados nos dois cativeiros que não apresentavam sinais de maus-tratos, foram entregues ao Ibama para as providências necessárias. O nome da operação faz referência à forma com que um dos investigados se identificava nas redes sociais.
Fonte e foto:Ascom PF