A Polícia Federal (PF) deflagrou em Sergipe, nesta terça-feira (14), a sexta fase da Operação Lesa Pátria, para identificar participantes e financiadores dos atos golpistas do 8 de janeiro, bem como pessoas que se omitiram ou fomentaram os ataques às sedes dos Três Poderes da República, no centro da capital federal.
A operação da PF aconteceu na cidade de Itabaiana e visou fazer apreensões na residência da mãe do sergipano golpista Luciano Oliveira dos Santos, vulgo “Popó Bolsonaro”. Ele está preso em Brasília por ter participado dos atos terroristas de 8 de janeiro passado. Segundo as primeiras informações, os policiais procuraram no quarto do investigado armas, munições, passaporte, computadores e outros dispositivos eletrônicos. Nada teria sido encontrado.
Nas ações desta terça-feira estão sendo cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão nos estados de Sergipe, Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Todos foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a PF, “os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.
No dia 8 de janeiro, as sedes dos Executivo, Legislativo e Judiciário (Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF) foram invadidas e depredadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que estavam insatisfeitos com o resultado das eleições presidenciais de 2022. Segundo a PF, eles “promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas Instituições”.
Diante da situação, a PF abriu um canal para quem tiver qualquer informação sobre a identificação dos participantes. As denúncias devem ser enviadas para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.
Fonte foto: Agência Brasil