Previsão de chuvas intensas em Sergipe nesta quinta
6 de fevereiro de 2025
Alerta de chuvas fortes com raios em Sergipe até essa sexta
6 de fevereiro de 2025
Exibir tudo

PIB de Sergipe deve crescer bem pouco agora em 2025

O PIB de Sergipe deve ficar abaixo da média nacional

Sergipe (1,4%) está entre os sete estados que se encaminham para ter um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) abaixo da média nacional, que é de 2%. De acordo com a Resenha Econômica Regional do Banco do Brasil, os estados com maior índice de crescimento do PIB em 2025 são Mato Grosso do Sul (4,2%), Rio Grande do Sul (4%) e Mato Grosso (3,7%), seguidos pelos MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

(Clique na imagem para ampliar)

O destaque dado à região Centro-Oeste, que apresenta dois dos estados entre os três que mais devem crescer em 2025, se deve à agricultura e à agropecuária. A primeira tem uma estimativa de produção de safra-recorde (com até 322,25 milhões de toneladas), de acordo com dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) reproduzidos pelo jornal O Globo.

O crescimento do PIB nacional deve se concentrar sobretudo na agropecuária (que corresponde a 5,3%¨do crescimento estimado), e o setor de serviços, do qual a maior representante é a região Sudeste, tem parcela esperada de 1,7% no crescimento.

A média de crescimento dos estados do Sudeste ficou em torno de 1,8%, um pouco abaixo da projeção nacional, de acordo com os dados do relatório do Banco do Brasil. No acumulado da região, o setor de serviços deve crescer 1,5%, uma taxa mais baixa devido ao menor desempenho avistado no estado de São Paulo, aponta o relatório. O estado que mais vai crescer na região, um pouco acima da média nacional, é Minas Gerais (2,2%), impulsionado pelos resultados do agronegócio.

O Nordeste, por sua vez, tem na liderança o Piauí, com crescimento esperado de 3,1%, apesar da redução no crescimento do PIB agropecuário (de -3,4%). A maior parcela de crescimento do estado deve ficar na indústria (5,6%), acelerada sobretudo pelas iniciativas do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal (Novo PAC).

Fonte Revista Fórum

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *