Diferente da Paraíba, que lidera o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre os estados do Brasil com um aumento de 6,6%, Sergipe (3,6%) é o 4º do Nordeste, ao lado de Pernambuco, Maranhão e PIauí. Esta informação é da Resenha Regional do Banco do Brasil. A região nordestina fechou o ano com um PIB de 3,8%, superando outras regiões como o Sul (2,8%) e o Centro-Oeste (2,7%). A indústria e os serviços, com crescimentos de 3,3% e 3,6%, respectivamente, garantiram o desempenho positivo do PIB nacional.
De acordo com a Resenha Regional do Banco do Brasil, o crescimento econômico do país em 2024 foi fortemente impulsionado pelo desempenho dos estados nordestinos, especialmente Paraíba e Rio Grande do Norte. Com uma contribuição decisiva para o PIB nacional, o Nordeste continua a ser um pilar de resiliência e desenvolvimento econômico no país, mesmo diante dos desafios enfrentados por outros setores e regiões.
Enquanto o Nordeste e algumas regiões do Norte mostram resultados promissores, outros estados enfrentam dificuldades. Mato Grosso do Sul, por exemplo, deve registrar uma queda de 0,7% no PIB, puxada por um declínio de 13,1% no setor agropecuário. O Paraná e Santa Catarina também enfrentam desafios semelhantes no agro, com quedas significativas de 11,3% e 8,4%, respectivamente. O setor agropecuário foi o principal responsável por desacelerar o crescimento econômico em 2024.
Fonte: Portal NE9 ( IIustração: site Vermelho)