Mortes por Covid em Sergipe crescem 55,4% em 20 dias
22 de março de 2021
Sergipe vai vacinar idosos de 70 anos
22 de março de 2021
Exibir tudo

Pipeiros cobram em Carira pagamentos atrasados

Pipeiros fizeram cobrança ao Exercito, que coordena a Operação em Sergipe

Donos de caminhões-pipa promoveram uma manifestação em Carira, nesta segunda-feira (22), contra a demora do governo federal em pagar pelos serviços prestados por eles. Também condenaram a suspensão da Operação Carro-Pipa, que deixou desabastecidas 37 mil pessoas no semiárido de Sergipe. Eles escolheram Carira para protestar por conta do posto da Polícia Rodoviária Federal e por ser o município cortado pela Br-235.

Manifestação contou com cerca de 20 caminhões-pipa

A operação, que é coordenada pelo Exército, foi suspensa, há um mês, porque o Ministério do Desenvolvimento Regional deixou de repassar os recursos para pagar aos donos dos caminhões-pipa. A alegação do governo federal é a demora do Congresso em aprovar a Lei Orçamentária deste ano. Em Sergipe, são 58 pipeiros afetados pela demora do pagamento, que não existe previsão para ocorrer.

Segundo o vereador de Carira, Josymario de Carlito do Foto (Cidadania), a manifestação foi justa: “Essa categoria é muito importante para a região, principalmente em municípios como o nosso, que sofre com as constantes faltas da água tratada fornecida pela Deso. Ademais, eles são pais de família que estão sem receber pelos serviços prestados, não sabem quando a Operação será retomada e não podem trabalhar para outras pessoas porque têm um contrato de exclusividade”, afirma o parlamentar.

Pauta de reivindicação

Entre outras coisas, os pipeiros estão cobrando ao governo federal o pagamento dos meses trabalhados, melhoramento do sistema de controle das viagens feitas pelos caminhões, reajuste do preço do quilômetro rodado, autorização para substituir o motorista, em caso de problemas de saúde, e fiscalização presencial do volume de água transportado. Também protestaram contra os constantes reajustes no preço do óleo diesel. O vereador Josymario elogiou o fato de a manifestação ter sido ordeira e contado com o apoio da população.

Por Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *