Avosos lança campanha para a sua Páscoa Solidária 2022
9 de março de 2022
Mega-Sena sorteia hoje R$ 107 milhões
9 de março de 2022
Exibir tudo

Plano de fertilizantes será lançado na sexta

O potássio é utilizado na produção industrial de fertilizantes

Em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia, que ameaça a oferta de grande parte dos insumos agrícolas importados pelo Brasil, o governo federal vai lançar, nesta sexta-feira (11), o Plano Nacional de Fertilizantes visando reduzir a dependência do país dos insumos importados. Nele, Sergipe é citado como uma das opções nacionais para ampliar a produção de adubos.

Reportagem do jornal Valor Econômico revela que o plano não objetiva alcançar a autossuficiência na produção de adubo, mas evitar riscos à segurança alimentar decorrente da dependência externa. O Brasil compra de fora mais de 80% dos fertilizantes usados no campo. O plano, segundo o Valor prevê a redução da dependência dos fertilizantes importados pelos próximos 30 anos, assim como a atuação da Embrapa, com seu conhecimento científico, para estimular a economia do uso do insumo nas fazendas do Brasil.

“As principais reservas nacionais, segundo o plano, estão em Sergipe e no Amazonas e correspondem a apenas 3% dos estoques mundiais. Entre as metas estipuladas está a de elevar a produção nacional de óxido de potássio a 6 milhões de toneladas até 2050, em termos de capacidade instalada”, destaca o Valor, na reportagem.

Mesmo antes do conflito bélico, o país já enfrentava dificuldade na aquisição desses produtos e aumento nos custos de produção. “O Brasil não fez um programa nacional para a produção própria de fertilizantes. Fizemos uma opção errada, lá atrás, de ficarmos importando nitrogênio, fósforo e potássio”, afirma a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Segundo ela, o plano a ser lançado na sexta-feira trará um diagnóstico sobre a oferta de fertilizantes no Brasil.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *