Agência Nacional de Saúde Suplementar determinou, nesta quinta-feira (13), em reunião da diretoria colegiada da entidade, que os planos de saúde terão que cobrir os custos da realização de testes sorológico de seus clientes para Covid-19. O exame que será coberto pelos planos a partir de agora detecta IgG e anticorpos totais no sangue do paciente.
A decisão da Diretoria Colegiada foi tomada após a ANS concluir análise técnica das evidências científicas disponíveis e promover amplo debate sobre o tema com o setor regulado e a sociedade. A Resolução Normativa segue agora para o Diário Oficial da União e passa a valer na data de publicação.
O procedimento incorporado é a pesquisa de anticorpos IgG ou anticorpos totais, que passa a ser de cobertura obrigatória para os beneficiários de planos de saúde a partir do oitavo dia do início dos sintomas, nas segmentações ambulatorial, hospitalar e referência, conforme solicitação do médico assistente, quando preenchido um dos critérios do Grupo I e nenhum dos critérios do Grupo II destacados a seguir:
Grupo I (critérios de inclusão):
Grupo II (critérios de exclusão):