Entre os mais diversos e coloridos arraiás juninos, há o caminho entre cada local de festa na capital e também na Grande Aracaju. E é pensando nesse deslocamento que o planejamento operacional da Polícia Militar contemplou a atuação da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran). A unidade policial estará atuando em três grandes frentes para conscientizar, fiscalizar e coibir práticas que coloquem em risco a vida das pessoas nesse período tradicional da cultura sergipana, que é o dos festejos juninos.
O planejamento da CPTran para os festejos juninos deste ano consiste em três ações, conforme o comandante da CPTran, major Allysson Cruz. “Uma ação é educativa, outra ação é de fiscalização e há uma ação mais direcionada para a Lei Seca, com o combate ao consumo de álcool e outras substâncias que possam tirar a atenção do condutor e essa combinação com a direção veicular”, iniciou.
A CPTran também reforça a importância da ação de fiscalização para a garantia da segurança no trânsito. “A operação de fiscalização consiste em verificar as condições de dirigibilidade do condutor e do seu veículo. Porque a gente sabe que um veículo em pleno funcionamento oferece maior segurança e pronta resposta para que o condutor, em direção defensiva,consiga evitar que um sinistro ocorra no trânsito”, acrescentou o major.
As ações educativas, de acordo com o comandante da CPTran, estão direcionadas para os festejos juninos. “Onde tiver um arraial na capital e Grande Aracaju, a CPTran junto aos órgãos municipais de trânsito, estará fazendo ações educativas, conscientizando todos que estão ali na festa sobre a importância de construir um trânsito mais tranquilo, frequentando as festas sem transtornos no trânsito e sem perda de vidas”, evidenciou.
Operação Lei Seca
Em paralelo, as equipes da CPTran mantém as ações de fiscalizações para identificar infrações no trânsito como o consumo de bebidas alcoólicas e a direção veicular. “A Operação Lei Seca é direcionada para evitar a combinação de álcool e direção. A CPTran, está lançando a campanha ‘No arraiá do trânsito, álcool e direção não combinam, não é nada bom’. Vamos todos construir um trânsito mais pacifico”, revelou o major Cruz.
E as ações educativas da CPTran se somam à campanha ‘Se Avexe Não’. “A SSP junto com os órgãos integrados, lançando a campanha, pedindo aos cidadãos sergipanos e aos turistas para que, com paciência, circulem pelas nossas vias com paz e tranquilidade para que os festejos juninos transcorram na mais perfeita harmonia, para que todos celebrem com muita festa, mas sem nenhum transtorno”, finalizou o major Alysson Cruz.
Fonte e foto: Secom/GS