Com investimento do governo federal assegurado e obra em ritmo acelerado, a ponte Penedo-Neópolis, que abrirá um novo caminho entre Alagoas e Sergipe, avançou em mais uma etapa. A estação produtora de todo o concreto a ser usado na obra já está pronta para funcionar.
A conclusão da estação significa o início de uma nova fase do empreendimento viabilizado pelo Ministério dos Transportes, pasta administrada pelo senador Renan Filho (MDB). Segundo o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, o ritmo das obras permite afirmar que em pouco tempo será concretizado um sonho antigo dos moradores da região do Baixo São Francisco e dos dois estados unidos pelo Velho Chico.
Ronaldo Lopes informa que, além da estação produtora de concreto, a sondagem para instalação de pilares da ponte no rio também está concluída. A gerência do consórcio responsável pela obra, formado pelas empresas Arte Leste e A. Gaspar, informou ao prefeito que as obras estão seguindo o ritmo estabelecido inicialmente.
Características da ponte
A pista sobre a ponte terá 1,18 quilômetro de comprimento, com 21 metros de largura, sendo previstas duas faixas de rolamento com 3,75 metros cada, faixas de segurança laterais de 2,5 metros cada lado, bem como passeios de 2,3 metros para cada lado. A ponte será formada por um vão central estaiado com 600 metros de extensão, com vão livre de 300 metros, composto por dois mastros que suportarão dois planos de cabos de estaiamento. Além do comprimento da ponte, o planejamento inclui outros 7.859 metros de pista principal e 3.306 metros de alças para acessos e retornos que, ao fim, interligarão as rodovias estaduais AL-225 e SE-335 – uma extensão total de 12.246 metros.
Fonte: Site Aqui Acontece