Porto da Folha vai ganhar um Museu do Vaqueiro. A informação é do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), que apresentou emenda ao Orçamento da União deste ano, no valor de R$ 200 mil, para a construção do empreendimento: “Já estou ansioso para ver o projeto saindo do papel, nessa valorização da nossa cultura. Valeu, boi!”, escreveu o deputado nas redes sociais. Ele ressalta que o vaqueiro é uma figura importante nos costumes nordestinos.
Localizado no semiárido sergipano, o município de Porto da Folha realiza a Festa do Vaqueiro desde 1969. Segundo os organizadores do evento, a pega de boi no meio da caatinga era o esporte do vaqueiro nas horas de folga. Quem deu a ideia de fazer a Festa foi o frei Angelino, cabendo a sua organização inicial a Antônio Alves de Farias. Tendo começado muito tímida, a pega do boi foi ganhando proporções com o passar dos anos e hoje reúne vaqueiros de Sergipe e de vários estados nordestinos, interessados nos prêmios oferecidos pela organização.
Tradição nordestina
A construção do Museu do Vaqueiro vai coroar a festa que homenageia um dos mais importantes tipos do nordeste brasileiro, louvando sua coragem de enfrentar a caatinga, mostrando a força do homem sertanejo. Ao disputar com o boi o esporte da vaquejada, os vaqueiros demonstram toda a habilidade e pujança que lhes são peculiares na adaptação a um ambiente que põe à prova a própria capacidade humana de superação. Além do mais, a festa movimenta toda o sertão sergipano, promove desenvolvimento, fortalece a cultura e abre um imenso portal para o turismo desse pedado importante de Sergipe.
Texto: Destaquenoticias. Foto: Alese
1 Comments
Parabéns deputado pela iniciativa.