Um trecho da Praia de Aruana, em Aracaju, está impróprio para o banho. Segundo a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), o ponto que deve ser evitado fica na altura da Avenida Doutor Silvio Cabral Santana, na zona de expansão da capital sergipana.
Amostras de água foram coletadas ao longo dessa última semana e revelaram a presença de coliformes termotolerantes acima do valor considerado limite pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), como parâmetros de balneabilidade.
A Adema revelou que a análise é baseada na Resolução 274/2000, do Conama, que “dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes”.
O estudo estabelece que cada local de coleta não pode ultrapassar o número de mil unidades de colônia de coliformes termotolerantes, comumente chamados de coliformes fecais, em três semanas consecutivas de análise. As praias que ultrapassam esse número devem ser consideradas impróprias para o banho.
Foto: Adema