Edvaldo representa prefeitos em evento da Huawei
21 de setembro de 2023
Sem tempo na TV, os partidos nanicos terão que se virar nos 30
21 de setembro de 2023
Exibir tudo

Praia de Sergipe pode sumir do mapa

A forte erosão na Praia do Viral já provocou o rompimento da sua barra arenosa

Ponto turístico de Aracaju, a Praia do Viral corre o sério risco de desaparecer devido a forte erosão que vem reduzindo a sua faixa de areia drasticamente, já tendo ocorrido, inclusive, o rompimento da sua barra arenosa. Esta informação está no estudo Panorama de Estabilidade Geológica do Litoral Sergipano, desenvolvido pelo Laboratório Progeologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Segundo o geocientista e pesquisador Júlio César Vieira, o avanço do mar pode estabilizar ou reduzir a sua aceleração, mas o que foi perdido em linhas de litoral dificilmente vai ser regenerado.

“Podemos citar a erosão acentuada nos municípios de Brejo Grande e Itaporanga D’Ajuda. No primeiro caso, observa-se uma acentuada linha erosiva, cerca de 6 quilômetros abaixo da Foz do Rio São Francisco. Neste ponto o mar avançou entre 50 e 100 metros nos últimos oito anos. No segundo caso, observa-se a forte erosão do litoral norte de Itaporanga D’Ajuda, com o mar avançando cerca de 8 a 10 metros por ano”, revela o geólogo. De acordo com o estudo, dos 147 quilômetros do litoral de Sergipe, 68 observam erosão na sua forma intensa ou moderada. “É urgente e necessário que ocorram mudanças de paradigmas na gestão costeira do estado, para que os problemas observados não se agravem e possam causar severos danos sociais, econômicos e ambientais”, alertou Júlio César.

De acordo com o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans, o Laboratório Progeologia é um dos mais importantes da universidade, estando vinculado ao Núcleo de Petróleo e Gás e Biocombustíveis. “São necessárias ações pelos órgãos federais, estaduais e municipais para controle desse processo de erosão, principalmente vinculado às nossas bacias hidrográficas e ao próprio litoral de Sergipe”, frisou o pró-reitor. Na sua forma e extensão, Sergipe é atualmente o único estado do Brasil a ter todo o seu litoral sob monitoramento sistemático e de longo prazo.

Fonte: UFS (Foto: Turismo Sergipano)

Compartilhe:

12 Comments

  1. Ramon disse:

    O GOVERNO MANDOU CAVA UM BURACO PRA EVITAR QUE OS CARROS PASSEM PRA O VIRAL AJUDANDO AINDA MAIS A SUMIR SE ESTUDO NENHUM NINGUÉM NEM TA LIGANDO PRA ISSO MAS QUANDO SUMIR NE BOTE UM DRONE PRA VER DE CIMA OQUE ELES FIZERAM PIOR DO QUE CORTA OS COQUEIROS DA ORLA E NINGUÉM DEU A MINIMA

  2. RivaldoOliveira disse:

    Bom Dia
    Ramon
    Destruir a natureza é crime e futuramente as consequências , pra nova geração iram sofrem.
    A nossa justiça não ver esses fatos ..

  3. Luiz Ricardo disse:

    A natureza por si só já promove mudanças o homem contribua ou não, porém vários casos são por interferência humana, aí a natureza pode responder as agressões.

    Nosso rios trazem sedimentos para o mar, porém o homem aumenta e ainda assoreia os leitos e nascentes.

    Nasci e morei em um bar na praia de atalaia (1985), existia um muro de +2m com escadaria para acessar a praia, e o mar ficava a 10-20m, hoje a areia está no nível da rua e é necessário andar uns 200m para chegar na água.

  4. Cabral disse:

    O governo pode devastar tudo

  5. meireles6000@gmail.com disse:

    A primeira devastação que todos verão será nos cofre públicos.

  6. Sophia Oliveira Duarte disse:

    Muitas pessoas irresponsáveis tem culpa nisso ,, ficam andado com carro e moto na areia da praia ,,,pessoal areia não é asfalto ou avenida ,, da pra perceber ou precisa desenhar ???

  7. Wanderley Marins Lopes disse:

    Governo faz o que quer, e fiscalização só existe para o pobre, o rico consegue licença para tudo.

  8. Gledson disse:

    Já vai tarde!

  9. Gledson disse:

    Já deveria ter sumido!

  10. Feitoza disse:

    Gente so quem nao conhece a regiao se espanta com isso conheço ali a mais de 40 anos e aquela localidade ja era do mar… humanos invadem e depois…diz Castasteofe…ruru…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *