Uma praia de Aracaju está mudando sua rotina para salvar tartarugas. Trata-se da orla da Praia dos Náufragos, que recebeu a instalação de anteparos nos postes de iluminação pública visa minimizar a fotopoluição, um problema que tem ameaçado a sobrevivência desses animais.
À noite, os filhotes emergem de seus ninhos e, naturalmente, se orientam pela luz do mar. No entanto, com a crescente urbanização e o excesso de iluminação, muitos acabam se desorientando e seguindo para as ruas, onde correm o risco de atropelamento ou morrerem de desidratação. E isso passou a se tornar comum com a iluminação normal.
Contudo, com a nova iluminação, que começou a ser instalada em 2023, trouxe esperança e melhorou a situação desses animais vulneráveis. Os anteparos nos postes de iluminação são um avanço importante para a preservação da biodiversidade local. Apesar de a orla de Aracaju ter 20 km de extensão, até agora apenas a Praia dos Náufragos recebeu esse tipo de intervenção.
Além de proteger as tartarugas, a mudança na iluminação da praia é uma ação que também pode beneficiar outros animais. As melhorias na iluminação incluem não apenas a instalação de anteparos, mas também a redução da potência das lâmpadas e alterações na direção das luminárias.
“Era recorrente uma pessoa encontrar os filhotinhos desorientados na orla, onde na maioria das vezes esses neonatos era atropelados ou mortos por desidratação por não terem conseguido encontrar o caminho do mar”, conta o engenheiro ambiental Ederson Luiz da Fonseca, pesquisador da Fundação Projeto Tamar.
Fonte: site Ne9 (Foto: Projeto Tamar)