Todas as praias de Sergipe estão próprias para banho, segundo revela a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). As últimas amostras de água coletadas ao longo de toda a extensão do litoral sergipano, apresentaram concentração de coliformes termotolerantes dentro do parâmetro estabelecido pelo Conama – abaixo de 1000 UFC/100mL –, segundo resultados obtidos pelo Laboratório de Análises Químicas e Microbiológicas da Adema.
Na Grande Aracaju, as praias dos Artistas, Hawaizinho, Atalaia Velha, Praia do Bonanza (em frente à Passarela do Caranguejo), Banho Doce, Praia de Aruana, Praia do Robalo, Praia do Refúgio e Praia dos Náufragos (Viral) – todas na capital; além da Atalaia Nova e da Praia da Costa, na Barra dos Coqueiros. No Litoral Norte foram coletadas amostras das Praias do Porto, Jatobá e Pirambu; e no Litoral Sul, Caueira, Praia das Dunas e Praia do Saco.
Praias bem avaliadas
A boa qualidade das praias na capital sergipana ganhou repercussão no Brasil nos últimos dias, com a divulgação de um ranking nacional de balneabilidade. Segundo o estudo, conduzido pela Folha de S. Paulo, Aracaju foi a mais bem-colocada entre as 11 capitais brasileiras que ficam no litoral. Das 10 praias aracajuanas monitoradas no período, oito estiveram próprias durante todo o ano, e nenhuma foi classificada como ruim ou péssima.
Semanalmente, a Adema faz a análise em 19 pontos de coleta nos litorais sul e norte, além da Grande Aracaju. Este estudo, que parte da amostragem da água de diferentes locais, verifica a presença de coliformes termotolerantes. Toda a coleta é feita em recipientes estéreis, com uma equipe especializada, que obedece a protocolos técnicos determinados pelo laboratório de análises químicas e microbiológicas da entidade.
Fonte: Adema (Foto:Secom/GS)