O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) empossou, nesta quarta-feira (14), o engenheiro e empresário Jorge Santana como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo. Com esta posse, o governo municipal “alavancará as ações para que Aracaju passe a fazer uso da tecnologia em todos os seus setores”, explicou o prefeito.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo será a responsável pelo trabalho de implantação do sistema de “Smart City” na capital sergipana, dentro de um programa que vem sendo desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. “Aracaju tem todas as condições para se tornar um modelo de cidade inteligente para o país, dado o seu tamanho, a sua economia e a sua geografia. Nossa gestão já conseguiu incluir Aracaju neste projeto”, informou Edvaldo.
Segundo o gestor municipal, é também missão do novo secretário atuar para tornar a capital sergipana um polo importante de turismo no país. “Ainda padecemos no turismo, apesar de Aracaju ser uma cidade bonita, organizada e ter todas as condições de ser um polo turístico. Mas hoje o fluxo de turistas para a cidade é menor do que o registrado em cidades como Salvador, Maceió, Natal e Fortaleza”, frisou.
Cidade inteligente
Em seu discurso, Jorge Santana se disse “muito disposto” a dar sua contribuição para tornar Aracaju uma cidade inteligente, humana e criativa. “Só o conceito de cidade inteligente não nos interessa. Tem que ter a dimensão humana e tem que ter a ousadia de incluir a ideia de criatividade. Nosso trabalho será transversal entre todas as pastas, com muito diálogo com as demais áreas de governo e com a sociedade. Os nossos conceitos precisam estar presentes na mobilidade, na saúde, na educação, nos serviços públicos, na zeladoria. É possível dar passos grandes, com ações de baixo custo”, frisou.
Prestigiaram a posse de Jorge Santana o vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, os reitores Angelo Antoniolli (Universidade Federal de Sergipe) e Jouberto Uchôa (Universidade Tiradentes); os vereadores Nitinho Vitale (presidente da Câmara), Antonio Bittencourt (líder do governo municipal), Dr. Gonzaga e Vinicius Porto; os secretários estaduais Fábio Henrique (Turismo) e João Augusto Gama (Cultura), o juiz Anselmo Oliveira; o superintendente do Banco do Norte, Saumíneo Nascimento; o superintendente do Sebrae, Emanuel Sobral; o diretor do Senac, Paulo do Eirado; o presidente da Associação Comercial de Sergipe, Marco Pinheiro, além de dirigentes de entidades do setor produtivo e secretários municipais.
Texto e foto: Secom/PMA