O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), fez um breve balanço das ações realizadas ao longo dos quase dois anos desta gestão. Durante entrevista à TV Atalaia, o pedetista elencou os avanços alcançados em áreas consideradas essenciais, a exemplo da Saúde, Educação e Infraestrutura, e apontou os principais desafios que serão enfrentados na próxima etapa do seu mandato, para os quais afirmou “estar preparado”.
“Tenho muito orgulho de tudo o que realizamos até aqui. Embora tenhamos iniciado esta nova gestão em meio a uma pandemia, não deixamos de trabalhar um só segundo para que Aracaju avançasse e a população tivesse acesso a serviços cada vez melhores, mais eficazes. Continuamos o nosso trabalho de reconstrução da cidade, demos prosseguimento às diversas obras que estavam em execução, mantivemos a limpeza pública com a qualidade que ela sempre teve e, ao mesmo tempo, fomos em busca de novos financiamentos para que projetos ainda maiores pudessem ser concretizados”, destacou o gestor.
Ao citar a busca por recursos para a realização de novas obras, Edvaldo falou sobre o financiamento junto ao Novo Banco do Desenvolvimento (NBD), no valor de 84 milhões de dólares, que será destinado para o programa “Cidade do Futuro”. “É um projeto importantíssimo, de grande relevância para a nossa cidade e que estamos em processo de liberação do crédito. Acredito que até o meio do ano que vem a gente assine o contrato, iniciando, logo na sequência, uma nova leva de grandes obras, especialmente na Zona de Expansão, onde resolveremos problemas históricos, como a implantação de saneamento básico, além da construção de uma grandiosa avenida. Será uma obra que transformará aquela região da nossa cidade e que contribuirá para o desenvolvimento de toda a capital”, detalhou.
Duplicação de ponte
Outra obra prevista para ser iniciada em 2023, segundo o gestor de Aracaju, é a duplicação da ponte Godofredo Diniz. “Faremos o mesmo trabalho que está sendo feito na ponte sobre o Rio Poxim, melhorando, de maneira significativa, o trânsito naquela localidade, garantindo maior fluidez nas vias. Todas essas obras já estavam previstas e serão executadas nesta nova fase da nossa gestão. Faremos muito mais para que Aracaju cresça e se desenvolva”, afirmou.
Sobre os desafios que serão enfrentados pela administração municipal a partir de 2023, Edvaldo considerou novos avanços na Educação e na Saúde como prioridades. “Nossa Educação já melhorou muito, de modo que hoje Aracaju está entre as capitais que mais cresceu no IDEB. E isso aconteceu, notadamente, pelos investimentos que fizemos para reorganizar a secretaria, para qualificar os professores e para preparar as escolas da nossa rede municipal, dotando-as de tecnologia, a exemplo da rede de fibra ótica e do wifi. Mas temos consciência de que precisamos avançar ainda mais, principalmente porque a pandemia nos causou fraturas e nos atrasou em alguns aspectos que, agora, teremos que correr contra o tempo. Mas estamos preparados e chegaremos ao que almejamos”, disse o prefeito, continuando.
“O mesmo posso dizer sobre a nossa Saúde. Nós conseguimos dar passos significativos no que diz respeito à parte organizacional e, durante a pandemia, demos exemplo. Costumo dizer, inclusive, que o êxito que tivemos na pandemia na Saúde de Aracaju, já vale uma gestão, porque foi um trabalho exemplar. Mas assim como na Educação, agora precisamos encarar as situações que foram afetadas, justamente, por causa da pandemia, como as filas represadas. Queremos zerar as filas para as consultas e exames e este será um dos nossos principais focos no ano que vem. Vamos trabalhar muito”, reiterou.
Fonte e foto: Secom/PMA