Decisão do STF dificulta criação do partido Aliança pelo Brasil
4 de março de 2020
Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 55 milhões
4 de março de 2020
Exibir tudo

Prefeito de Aracaju vai à Polícia prestar queixa contra golpista

Pelas redes sociais, Edvaldo pediu às pessoas que não caiam em qualquer tipo de golpe

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (futuro PDT), prestou queixa à Polícia contra uma golpista que estaria de passando por sua assessora para clonar os telefones celulares das vítimas. Ele foi, nesta quarta-feira (4), até a Secretaria da Segurança Pública pedir que seja identificada a suplicante que, usando o nome de Thais Nogueira, convida as pessoas a participarem de um grupo WhatsApp “Prefeitura Municipal de Aracaju Cidadãos de Bem e Saúde Para Todos”. O número usado pela estelionatária é (79) 9653-6985.⠀

Na queixa, o prefeito relata que uma amiga dele aceitou o convite da golpista e recebeu um código por SMS. “Após isso, o seu telefone foi clonado e começaram a se passar por ela, solicitando dinheiro aos seus contatos. Saibam que nem eu, nem nenhum assessor ou pessoa próxima a mim criou qualquer tipo de grupo neste sentido e nem solicitou dinheiro”, alerta Edvaldo. Por fim, Nogueira pede que as pessoas tenham cuidado: “Não caiam neste ou qualquer tipo de golpe. Denunciem qualquer suspeita!”, frisou.

Segundo a delegada Rosana Freitas, especializada em crimes cibernéticos, os estelionatários estão aproveitando a proximidade do período eleitoral para usar nomes de políticos visando extorquir os amigos destes. Antes, os golpistas usavam sites de vendas e negociação de produtos para ter acesso a agenda telefônica das vítimas.

O crime

Primeiro, o criminoso encaminha uma mensagem sugerindo o ingresso em grupos de Whatsapp. Depois, solicita o código enviado para o telefone da vítima. É esta numeração que permite a habilitação do aplicativo em outro aparelho, ao tempo em que desconecta o original. De posse da agenda telefônica de seu alvo, o golpista passa a pedir dinheiro como se fosse o verdadeiro dono do celular adulterado.

A Polícia Civil informou já ter instaurado o inquérito para investigar o golpe que teve como vítima a amiga do prefeito Edvaldo Nogueira. Também solicita aos políticos que, por ventura, tenham informações sobre situação parecida, que esclareçam o fato junto à opinião pública e registrem um Boletim de Ocorrência visando ajudar a Polícia nas buscas aos estelionatários.

Foto: Instagram de Edvaldo Nogueira

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *